
Carteirista chinês flagrado por câmera de monitoramento (MBS)
Na sexta-feira (5), a polícia informou que prendeu um pickpocket, chinês, de 41 anos, o qual já foi indiciado. O gancho para a prisão foi a suspeita de furto de carteiras de 3 turistas, entre julho e setembro, na cidade de Nara (província homônima) e na área da Expo 2025, na cidade de Osaka (província homônima).
Durante o interrogatório policial, o pickpocket chinês teria confessado os crimes, dizendo que “a China está caminhando para uma sociedade sem dinheiro em espécie, mas no Japão, muitas pessoas ainda carregam dinheiro vivo e a preocupação com segurança é baixa, o que facilita a ação dos carteiristas. Eu já visitei o Japão muitas vezes”.
Fotos contendo os números dos 33 cartões de crédito furtados foram encontrados no smartphone do pickpocket. “Eu recebi 2 mil ienes por fotos dos cartões de crédito furtados enviadas para o exterior“, justificou. De fato, casos de uso fraudulento de cartões de crédito furtados já foram confirmados em diversos países, incluindo Uganda, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Austrália e Vietnã.
Artigos relacionados
Pickpocket vai ser processado
Ele já foi encaminhado ao Ministério Público do Distrito de Nara pelos 3 furtos. Mas, a polícia já contabilizou 98 outros casos, totalizando aproximadamente 5,72 milhões de ienes em prejuízos, sendo 4,12 milhões foram em espécie.
A polícia acredita que ele faça parte de um grupo de pickpockets chineses desde a adolescência e tenha dominado a técnica de subtrair as carteiras em um instante sem que a vítima perceba.
Fonte: MBS







