
Putin ignora premiê do Japão em saudações de fim de ano (Wikimedia)
O presidente russo Vladimir Putin estendeu suas saudações de Natal e Ano Novo ao presidente dos EUA Donald Trump e a outros líderes mundiais, mas não à primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi.
O gabinete presidencial russo anunciou, na terça-feira (30), uma lista de líderes, incluindo Trump, aos quais Putin enviou suas mensagens. Takaichi não estava na lista.
Mudança de postura com o G7
Foi a primeira vez que Putin enviou tal mensagem ao líder de qualquer um dos países do Grupo dos Sete (G7) desde que a Rússia iniciou sua invasão em larga escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Artigos relacionados
Todos os membros do G7 — Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos, além da União Europeia — foram designados como países ou região “hostis” pela Rússia devido às suas sanções a Moscou pela invasão.
Alianças estratégicas e o BRICS
A lista incluiu Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, que enviou tropas para a guerra da Rússia na Ucrânia, e líderes dos parceiros de Moscou no grupo BRICS de países emergentes — o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, o presidente chinês Xi Jinping e o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.
Fonte: NP







