Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Quatro crianças morrem no Japão por falta de dispositivos de suporte cardíaco

| Sociedade

Dispositivos de assistência ventricular pediátrica (VADs) são cruciais para a sobrevivência de crianças com doenças cardíacas avançadas. No entanto , a falta desses equipamentos levou a mortes em instituições médicas japonesas.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
hospital 3 dez 2025 destaque

Crianças morrem no Japão por falta de VADs (imagem ilustrativa/PM)

A NHK apurou que algumas crianças com doença cardíaca grave no Japão morreram porque não conseguiram ter acesso a bombas mecânicas de sangue enquanto aguardavam transplantes.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

Os dispositivos de assistência ventricular pediátrica (VADs) são usados principalmente para crianças com doença cardíaca avançada, cuja sobrevivência geralmente depende de um transplante de coração. Eles auxiliam a função cardíaca e bombeiam sangue por todo o corpo.

Fontes, incluindo a Sociedade Japonesa de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca Pediátrica, afirmam que 36 VADs estavam em operação em 13 instituições médicas, principalmente hospitais universitários, em outubro deste ano.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Vítimas da falta de equipamentos

Foi apurado que quatro crianças morreram nessas instituições nos últimos cinco anos porque não puderam receber um VAD. A equipe afirma que nenhum dispositivo disponível pôde ser encontrado em todo o país quando os pacientes precisaram deles.

No Hospital Universitário de Osaka, um paciente pediátrico internado, cujos sintomas pioraram a ponto de precisar de um VAD, morreu em 2021 sem conseguir receber um.

O número de VADs no Japão tem aumentado nos últimos anos, contudo, cada dispositivo custa cerca de ¥40 milhões (US$257 mil). Eles também precisam ser substituídos aproximadamente uma vez a cada 10 anos.

Desafios financeiros e alerta

Em hospitais onde as finanças estão piorando, há um movimento para reduzir o número de dispositivos. Seis dos hospitais entrevistados pela NHK disseram que não tinham perspectiva de comprar VADs de reposição.

O presidente da Sociedade Japonesa de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca Pediátrica, Hiroshi Ono, afirmou que os VADs não estão em escassez crônica, mas picos na demanda levaram a faltas temporárias no passado. Ele disse que a situação é uma preocupação séria.

Ono acrescentou que o número de VADs pode cair ainda mais à medida que os hospitais enfrentam finanças mais apertadas. Ele afirma que irá pedir ao governo e os hospitais que garantam um suprimento adequado.

Fonte: NHK

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo