
Produção de veículos no Japão tem queda de 6,4% em novembro (imagem ilustrativa/PM)
A produção global de veículos das oito maiores montadoras japonesas registrou uma queda de 6,4% em novembro, em comparação com o ano anterior, totalizando 1,98 milhão de unidades, conforme dados divulgados na quinta-feira (25).
A Honda Motor viu sua produção global despencar 33,7% devido à escassez de suprimentos da fabricante de semicondutores Nexperia, ligada à China. A Toyota Motor, a Nissan Motor, a Mazda Motor e a Subaru Corp. também registraram quedas superiores a 5%.
A Honda chegou a fechar temporariamente uma fábrica no México e diminuiu a produção nos Estados Unidos e no Canadá. A empresa planeja reduzir ainda mais a produção no Japão e na China do final deste mês até o início do próximo mês.
Artigos relacionados
Impactos regionais e recuperação de mercado
A produção global da Subaru teve uma queda acentuada de 20,4%, pois a empresa paralisou parcialmente as operações devido a obras em sua principal fábrica na cidade de Ota (Gunma).
Enquanto isso, a Suzuki Motor registrou um aumento de produção de 14,1%, refletindo a forte demanda por seu novo modelo SUV na Índia.
A Daihatsu Motor e a Mitsubishi Motors também desfrutaram de aumentos na produção.
Fonte: NP







