Quioto inaugura 'banheiros turísticos' de 200 milhões de ienes em santuário
O Santuário Kitano Tenmangu, em Quioto, inaugurou uma nova instalação de ‘sanitários turísticos’ avaliada em aproximadamente 200 milhões de ienes. A estrutura é considerada a mais cara entre os novos banheiros turísticos da cidade.

Novos banheiros turísticos de Quioto custam caro e impressionam (imagem ilustrativa/PM)
Uma nova instalação de “banheiros turísticos”, com custo aproximado de ¥200 milhões (cerca de US$1,28 milhão), foi inaugurada no Santuário Kitano Tenmangu, em Quioto (província homônima).
Madeira de cedro Kitayama e cipreste hinoki foram obtidas na própria cidade e utilizadas na construção dos sanitários com design universal. A instalação é considerada a mais cara entre todos os banheiros turísticos recém-instalados na cidade.
A instalação, de aproximadamente 150 metros quadrados, fica ao lado do jardim de ameixeiras do santuário, com sua sinalização de pictogramas feita à mão por artesãos.
Artigos relacionados
Estão incluídos sanitários multifuncionais com amplo espaço para usuários de cadeira de rodas, totalizando 24 sanitários. A instalação está aberta das 6h30 às 23h30.
Financiamento e modernização urbana
Estes são os 57º sanitários turísticos a serem instalados em Quioto, com a cidade utilizando a receita de seu imposto de hospedagem para cobrir parte dos custos de renovação e manutenção.
O santuário fechará os sanitários públicos próximos, Imadegawa Onmae Nishi, que medem cerca de 8 metros quadrados, devido à deterioração.
O prefeito de Quioto, Koji Matsui, e o sacerdote-chefe Shigetoku Tachibana estavam entre as autoridades que cortaram a fita na cerimônia de abertura da instalação, no dia 10 de dezembro.
Matsui comentou: “Recebemos os melhores sanitários possíveis, feitos com madeira Kitayama, tornando-os essencialmente Quioto”.
Fonte: JN







