
Foto meramente ilustrativa de uma mulher com um ‘oppa’ (IA)
Um site chamado K-drama Mate que oferece experiências com um “oppa”, em clima romântico, entrou no radar do Consulado Geral da Coreia do Sul, em São Paulo, e até da polícia.
De acordo com o Consulado Geral da Coreia do Sul e das comunidades locais da Onda Coreana, materiais promocionais desse site destacam experiências como “passeios românticos no parque e até encontros íntimos!” com um “oppa”, têm aparecido em grande número nas principais plataformas de mídia social brasileiras.
A página inicial em questão apresenta o slogan “Reviva a magia dos K-dramas com um Oppa”, juntamente com uma declaração promocional que promete proporcionar “uma experiência inesquecível em um ambiente romântico” no centro de São Paulo. Além de fotos de um homem e uma mulher andando juntos por Seul, palavras-chave coreanas como “사랑 ou sarang (amor)”, são colocadas na tela para enfatizar a imagem das experiências de doramas.
Artigos relacionados
Exploração sexual?
O site detalha roteiros específicos de pacotes pagos, incluindo uma visita ao bairro coreano do Bom Retiro, um tour por cafés na Avenida Paulista, um jantar em um restaurante tradicional de churrasco coreano, um passeio pelo Parque do Ibirapuera ou um evento onde os participantes sussurram falas de doramas famosos. A página também apresenta uma foto de “Oppa Rick”, japonês e modelo internacional, que acredita-se ser o operador do site e o protagonista desses encontros.
Além da descrição de seu perfil, de forma atraente, as avaliações de usuárias também são publicadas, numa tentativa de inspirar confiança nas mulheres que querem ter uma experiência como as dos doramas coreanos.
O Consulado-Geral da Coreia em São Paulo declarou acreditar que o site provavelmente vai além de uma simples experiência e poderia levar a crimes de exploração sexual [prostituição] contra mulheres brasileiras. Afinal, oferece “K-Experiência íntima”, com foto de um quarto de motel. Por isso, o site e seu operador estão sendo investigados em cooperação com a polícia local.
A polícia local o identificou como um japonês que vive no Brasil que acredita estar envolvido na operação do site e está rastreando seu paradeiro.
O Consulado Geral da Coreia do Sul incentivou recentemente as pessoas a relatarem os danos por meio das redes sociais e distribuiu avisos com informações sobre o local.
Apelo do site e significado de oppa

Foto de reprodução do site
Para quem é dorameira sabe o significado de oppa e a forma de usá-lo. E, no site em questão, se oferece até uma “experiência íntima” com um oppa para parecer ainda mais tentador.
Para simplificar, oppa (오빠), em português, significa “irmão mais velho”, mas é usado por mulheres para se referir a homens mais velhos com quem têm intimidade, como amigos próximos, namorado, ou até ídolos de K-pop, sendo um termo carinhoso que indica proximidade e afeto, não apenas parentesco.
O termo vai além da tradução literal, sendo uma forma respeitosa de tratamento na cultura coreana. Em português poderia ser algo como mano, bro, “mozão”, sempre partindo de uma mulher em relação ao homem com quem tem proximidade, mesmo não sendo irmão de sangue.
Fontes: Chuo Nippo e Balanço Geral







