
Novo cessar-fogo é assinado por Tailândia e Camboja em meio a conflitos fronteiriços (banco de imagens)
A Tailândia e o Camboja assinaram um acordo de cessar-fogo imediato, em uma tentativa de pôr fim a semanas de intensos confrontos na fronteira.
O pacto, que entrou em vigor no sábado (27) ao meio-dia, horário local, foi firmado pelos ministros da Defesa dos dois países.
Os confrontos, que eclodiram em julho e foram reacendidos no início de dezembro, causaram um impacto devastador. Cerca de 50 pessoas, incluindo civis, foram mortas e mais de 700 mil foram deslocadas em ambos os lados na mais recente onda de violência.
Artigos relacionados
Termos de acordo e mediação internacional
A declaração conjunta afirma que o cessar-fogo se aplica a todos os ataques, incluindo aqueles contra civis e alvos militares. Ela também estabelece que ambos os lados procederão com a limpeza de minas terrestres perto da fronteira.
Além disso , a declaração prevê que soldados cambojanos detidos pelo lado tailandês serão libertados se o cessar-fogo for mantido por 72 horas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, que mediou um acordo de paz em outubro, tem feito apelos por um cessar-fogo em conversas telefônicas com os primeiros-ministros dos dois países.
Enquanto os moradores que foram forçados a evacuar exigem cada vez mais paz, o Ministério da Defesa do Camboja declarou que as forças tailandesas realizaram um ataque na manhã de sábado, levantando questões sobre a durabilidade da trégua.
Fonte: NHK







