Tailândia e Camboja continuam confrontos ao longo da fronteira disputada
| Ásia
As tropas tailandesas e cambojanas estão intensificando os confrontos na fronteira disputada entre os dois países. Os embates deste mês resultaram em 40 mortos, incluindo civis, e forçaram a evacuação de mais de 700 mil pessoas.

Tailândia e Camboja continuam confrontos ao longo da fronteira disputada (PM)
As tropas tailandesas e cambojanas estão intensificando suas batalhas ao longo da fronteira disputada entre os dois países.
Confrontos ocorridos entre os dois países este mês deixaram 40 mortos, incluindo civis, e forçaram mais de 700 mil pessoas a evacuar.
O Camboja afirma que os ataques aéreos dos militares tailandeses se expandiram para áreas distantes da fronteira desde meados de dezembro. O país diz que o número de pessoas evacuadas até agora chega a mais de meio milhão.
Artigos relacionados
Acusações mútuas e impacto humanitário
No entanto, os militares tailandeses declararam que agem de acordo com a lei e nunca atacam áreas civis.
A Tailândia afirma que mais de 210 mil pessoas foram forçadas a sair de suas casas por um ataque cambojano a uma área civil.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ajudou a intermediar um cessar-fogo em outubro, após dias de confrontos mortais na fronteira em julho.
Contudo, no mês passado, o governo tailandês anunciou sua suspensão, pois soldados tailandeses foram feridos por uma explosão de mina na área da fronteira.
Os ministros das Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) devem se reunir na Malásia na segunda-feira (29) para discutir a questão. Tailândia e Camboja devem participar da reunião da ASEAN.
O conflito entre a Tailândia e o Camboja é uma disputa histórica e diplomática de longa data, centrada principalmente em questões de soberania territorial e no controle de locais de grande importância cultural e religiosa.
Fonte: NHK







