
Aprovação local pavimenta caminho para reativação nuclear em Niigata (Wikimedia)
A NHK apurou que a operadora de uma usina nuclear na província de Niigata, na costa do Mar do Japão, está considerando reiniciar um de seus reatores no próximo mês, assumindo que o plano seja aprovado pelos moradores locais.
A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) tem como objetivo reativar o reator número 6 de sua usina de Kashiwazaki-Kariwa.
O governador de Niigata, Hideyo Hanazumi, expressou no mês passado sua prontidão para aprovar o reinício e, desde então, apresentou um projeto de lei orçamentário suplementar para esse fim à assembleia provincial, que se reuniu em dezembro.
Artigos relacionados
Procedimentos legais e datas previstas
Espera-se que o projeto de lei seja aprovado na segunda-feira (22). Isso abrirá caminho para que o governador conclua o procedimento para obter o consentimento local, reportando o resultado ao governo central.
Nesse contexto, a NHK apurou, por meio de fontes, que a TEPCO está discutindo planos para colocar o reator número 6 novamente online por volta do dia 20 de janeiro.
A instalação solicitará a triagem da Autoridade de Regulamentação Nuclear para um reinício antes do fim do ano, sujeito à aprovação local.
Marcos históricos pós-Fukushima
Acredita-se que, após a reativação do reator, a TEPCO realizará verificações adicionais em seus equipamentos, com o objetivo de buscar colocar o reator novamente em serviço antes do fim de março.
Caso o reator seja colocado novamente online, será o primeiro da TEPCO a ser reiniciado desde o acidente nuclear na usina de Fukushima Daiichi em março de 2011.
Fonte: NHK







