
Policiais e fita de isolamento no local (NHK)
As autoridades estão investigando um tiroteio ocorrido durante uma festa de aniversário na Califórnia, nos EUA, que deixou 4 mortos, incluindo três crianças, e 11 feridos, informou a polícia por volta das 11h de domingo (30), no horário local.
Tiros foram disparados dentro de um salão de festas em Stockton, a cerca de 95 km de San Francisco, no sábado (29), onde entre 100 e 150 pessoas estavam reunidas para comemorar o aniversário de uma criança, informou o Gabinete do Xerife do Condado de San Joaquin em um comunicado.
Dentre as 4 vítimas mortas no tiroteio, três eram crianças e um adolescente, de 8, 9 e 14 anos. Outra vítima era um jovem de 21 anos, informou o porta-voz Heather Brent, do Gabinete do Xerife do Condado de San Joaquin.
Artigos relacionados
Os primeiros indícios sugerem que o tiroteio pode ter sido um “incidente direcionado”, segundo Brent. O gabinete do xerife afirmou que sua equipe de investigação está apurando todas as pistas possíveis e continua buscando um ou mais suspeitos envolvidos no tiroteio.

Polícia em frente ao salão de festas (Sky News)
A polícia recebeu relatos de disparos no salão de festas pouco antes das 18h de sábado (29). O incidente ocorreu em um complexo comercial que inclui uma loja Dairy Queen, uma loja de donuts e um restaurante asiático.
Tiroteio causa tragédia “inaceitável” na cidade
“A tragédia da noite passada abalou toda a nossa cidade“, disse o vice-prefeito de Stockton, Jason Lee, em uma publicação nas redes sociais. “Às famílias: a dor de vocês é a minha dor. Meu coração, minhas orações e todo o meu apoio estão com vocês. Se souberem de alguma coisa… por favor, digam alguma coisa. Nossas famílias merecem cura e justiça”, lamentou.
Stockton tem uma população de cerca de 320 mil habitantes, segundo os dados mais recentes do Censo. A cidade apresenta uma das maiores taxas de crimes violentos entre todos os municípios da Califórnia. Em 2024, foram registrados 51 homicídios em Stockton, de acordo com dados coletados pelo Gabinete do Procurador-Geral da Califórnia.
A prefeita de Stockton, Christina Fugazi, classificou o tiroteio como “inaceitável” durante uma coletiva de imprensa.
Fontes: USA Today, Sky News e NHK







