
Trump quer carros compactos no mercado americano, citando modelos japoneses como exemplo (imagem ilustrativa/PM)
Donald Trump disse na quarta-feira (3) que deseja ver carros ultracompactos produzidos e dirigidos nos Estados Unidos, após ter visto muitos deles no Japão durante sua viagem à Ásia, há cerca de um mês.
Embora os detalhes do plano permaneçam incertos, Trump descreveu os veículos como “muito fofos” e “bonitos” em um evento na Casa Branca. Ele também pediu ao secretário de Transportes, Sean Duffy, para “aprovar imediatamente” as mudanças regulatórias que permitiriam a fabricação desses carros.
“A Honda e algumas das empresas japonesas fazem um trabalho bonito, mas não temos permissão para fabricá-los neste país”, disse ele. “Acho que vocês se sairão muito bem com esses carros. Então, vamos aprovar esses carros.”
Artigos relacionados
Ele acrescentou que eles são “menos caros” e “realmente dão às pessoas a chance de ter um carro (ou) de ter um carro novinho em folha, em oposição a um carro que talvez não seja tão bom”.
No Japão, os chamados kei cars (kei jidosha) com motores não maiores que 660cc, respondem por quase 40% das vendas de carros novos.
No evento, Duffy afirmou que o presidente lhe deu a diretriz para abordar as regulamentações que atualmente impedem a produção desses carros.
“Se a Toyota, ou qualquer outra empresa, quiser fabricar carros menores, mais acessíveis, eficientes em termos de combustível, abrimos o caminho para que possam fabricá-los na América e vendê-los na América”, disse Duffy.
Fonte: MN







