
Desvalorização do iene não impede alta nos gastos de turistas (imagem ilustrativa/PM)
O número de pessoas que deixará o Japão para viagens ao exterior durante o feriado de fim e início de ano deverá atingir a marca de 1 milhão, um aumento de 31,5% em relação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa da JTB.
A expectativa é que o número se recupere para cerca de 90% dos níveis pré-pandemia.
Com os dias 27 e 28 de dezembro caindo em um fim de semana, além dos tradicionais três primeiros dias do ano novo, os viajantes devem aproveitar o feriado mais longo, impulsionando a demanda por destinos de longa distância como Havaí e Europa, afirmou a JTB.
Artigos relacionados
Tendência de destinos e gastos
A pesquisa cobriu o período de férias do sábado, 27 de dezembro de 2025, até o dia 5 de janeiro de 2026. O número total de viajantes, incluindo aqueles que farão viagens domésticas, está previsto em 39,87 milhões, um aumento de 2,5%.
Entre os entrevistados, a parcela daqueles que escolheram destinos internacionais próximos, como Coreia do Sul e Taiwan, diminuiu em relação ao ano anterior. Viagens com duração de quatro a seis noites aumentaram.
O gasto médio por pessoa é estimado em ¥275 mil, o nível mais alto desde 2000.
Comportamento do consumidor e metodologia
Apesar da contínua desvalorização do iene, “muitos consumidores se acostumaram (à situação), e ainda há um certo segmento de consumidores dispostos a viajar para o exterior”, disse um funcionário da JTB.
No âmbito doméstico, viagens familiares curtas acessíveis de carro estão em ascensão, com itinerários de uma noite e dois dias respondendo por cerca de 40% das viagens.
A pesquisa foi realizada por três dias até o dia 13 de novembro, abrangendo 2.060 entrevistados que afirmaram que viajariam ou provavelmente viajariam durante o feriadão.
Fonte: JT







