
Imagem Ilustrativa
Dois homens de nacionalidade vietnamita foram presos em Izumo (Shimane) após tentar enganar um homem de 60 anos e receber cerca de 10 milhões de ienes (¥10 milhões) em dinheiro.
Os suspeitos, um homem de 27 anos sem ocupação fixa e um estudante de 21 anos, coordenaram a ação junto a outros cúmplices. O plano era convencer a vítima de que um investimento em ações poderia render cerca de 100 milhões de ienes, mas para isso, ele deveria pagar uma ‘taxa de serviço’.
Após receber informações de que o homem estava na mira de golpistas, a polícia entrou em ação na segunda-feira (29), prendendo o vietnamita de 27 anos em flagrante ao receber o dinheiro.
Artigos relacionados
O estudante de 21 anos foi detido no dia seguinte, depois de ser identificado como envolvido através de imagens de câmeras de segurança.
Embora os dois não se conhecessem, acredita-se que formavam uma equipe, na qual o homem mais velho era o “recebedor” e o estudante atuava como supervisor em um esquema de fraude do tipo “Tokuryu”, no qual os chefes da quadrilha contratam pessoas através de sites de trabalhos ilegais (yami baito) e dão ordens através de redes sociais, sem se comprometerem diretamente ao crime.
Em suas declarações, o homem desempregado afirmou ter apenas seguido instruções para pegar um pacote de um estranho, enquanto o estudante alegou não saber de nada sobre o crime.
A polícia continua investigando se há outros envolvidos e tenta identificar o autor intelectual do esquema.
Fonte: TBS







