
Lanternas do Santuário Hirahama Hachimangu caídas no chão (NHK)
Após o forte terremoto de magnitude 6,2 no leste da província de Shimane, às 10h18 de terça-feira (6), com abalos de intensidade sísmica 5 forte também em Tottori, e outros de menor intensidade em outras províncias, o número de pessoas feridas e danos começaram a ser contabilizados.
As réplicas continuaram ocorrendo ao longo do dia, conforme o alerta da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ). É preciso cautela, especialmente nos 3 dias subsequentes.
5 pessoas feridas em Shimane
Na província de Shimane, nas cidades de Matsue e Yasugi, 5 pessoas ficaram feridas. Em Matsue (Shimane), ocorreram diversos eventos de liquefação do solo. Além disso, quatro lanternas de pedra, situadas ao longo da entrada do Santuário Hirahama Hachimangu, caíram e se quebraram.
Artigos relacionados
Na galeria comercial Minami Tono-machi, no centro da cidade, parte da parede externa de um prédio desabou, espalhando destroços no estacionamento adjacente.
Uma casa na cidade de Izumo, apresentou danos parciais, com rachaduras nas paredes externas.

Prédio com a parede ‘descolada’, em Matsue (NHK)
Uma pessoa ferida em Tottori
Na província de Tottori, pelo menos uma mulher ficou ferida e 4 casas tiveram danos parciais. Na Escola Primária Sakaiminato, cidade homônima, 20 janelas tiveram os vidros quebrados e os azulejos caíram. Também foram constatadas rachaduras nas vias públicas e lápides caídas.
Na cidade de Nanbu, o terremoto afetou o serviço de fornecimento de água que ficou turva. Assim, a prefeitura decidiu interromper o fornecimento a partir das 21h, prejudicando mil residências. Na cidade de Yonago, foram vistos locais com liquefação.

Muro de contenção, de pedra, desmoronou, em Tottori (NHK)
Hiroshima e Okayama
Na província de Hiroshima foram confirmadas duas pessoas feridas, ambas na cidade de Fukuyama. Em relação aos danos materiais, até o momento, foi confirmado apenas um caso, de vidros quebrados em uma residência.
Na província de Okayama, uma pessoa ficou ferida e foi confirmado dano em apenas uma casa.
Fontes: NHK e NTV







