Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Alerta de erupção em vulcão entre Gifu e Nagano permanece em nível 2

| Sociedade

O monte Yake, nos Alpes do Norte, mantém o nível de alerta vulcânico 2 devido à persistência de terremotos vulcânicos e sinais de expansão perto do cume, indicando aumento da atividade.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
Imagem gerada automaticamente

Foto do Monte Yake tirada às 17h de quarta-feira, 28 (Imagem: Nagoya TV)

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que o monte Yake, localizado nos Alpes do Norte e na fronteira entre as províncias de Gifu e Nagano, continua sob o nível de alerta vulcânico 2. A medida, que está em vigor desde o dia 25, foi mantida devido à persistência de terremotos vulcânicos com epicentro próximo ao cume e a outros sinais de atividade.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O nível de alerta vulcânico 2, o segundo mais baixo em uma escala de cinco, indica a proibição de entrada na área próxima à cratera. A JMA elevou o nível de alerta no dia 25 e o manteve até as 16h do dia 28, com a restrição de acesso à área ao redor da cratera.

A contagem diária de terremotos vulcânicos (valores preliminares) registrou 75 tremores no dia 25, 37 no dia 26, 22 no dia 27 e 7 até as 15h do dia 28, mostrando uma diminuição, mas ainda acima do normal.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Observações de deformação do solo, realizadas por meio de inclinação, indicaram uma elevação na direção do cume entre as 2h e as 19h do dia 27. Este movimento é interpretado como um sinal de expansão na parte rasa do corpo do vulcão. Além disso, dados de GPS confirmam uma expansão gradual contínua na área do cume.

Apesar da atividade sísmica e da deformação, as câmeras de monitoramento não detectaram mudanças significativas na situação da pluma de fumaça perto do cume.

A JMA alerta que a atividade vulcânica no monte Yake está elevada e há a possibilidade de uma erupção que possa afetar uma área de aproximadamente 1Km de raio a partir da cratera principal.

Em resposta ao alerta, as cidades de Takayama (Gifu) e Matsumoto (Nagano) proibiram a escalada ao monte Yake e pedem que as pessoas se abstenham de entrar nas áreas restritas.

A próxima atualização da JMA sobre o monte Yake está prevista para as 16h do dia 29, com informações adicionais a serem divulgadas imediatamente caso haja qualquer mudança na situação da atividade vulcânica.

Fonte: Nagoya TV

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo