Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Aliança bilateral em foco: Takaichi deve visitar Trump nos EUA

| Sociedade

A primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi pode visitar os Estados Unidos por volta do dia 20 de março para se reunir com o presidente Donald Trump. O objetivo é reafirmar a sólida aliança bilateral antes da viagem de Trump à China.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
takaichi trump 19 jan 2026 destaque

Japão e EUA alinham estratégias antes de cúpula Trump-Xi (banco de imagens)

A primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi pode visitar os Estados Unidos por volta do dia 20 de março para conversas com o presidente Donald Trump, disseram fontes diplomáticas no domingo (18), enquanto ela busca reafirmar a sólida aliança bilateral antes da viagem de Trump à China.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Japão e Estados Unidos já iniciaram os preparativos para a primeira visita de Takaichi desde que ela se tornou premiê em outubro passado, com seu itinerário provavelmente sendo finalizado após uma esperada eleição geral no próximo mês, de acordo com as fontes.

O lado japonês considera o dia 20 de março, o início de um fim de semana de três dias, preferível, uma vez que o momento é o menos provável de afetar as deliberações da Dieta (Parlamento), disseram as fontes.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Alinhamento estratégico e econômico

Ela também poderá coordenar as posições políticas dos antigos aliados sobre a China com Trump, que deve realizar uma cúpula com o presidente chinês Xi Jinping em abril.

O investimento do Japão nos Estados Unidos e a cooperação bilateral para fortalecer as cadeias de suprimentos de minerais críticos também devem estar na agenda de sua reunião com Trump, disseram as fontes, acrescentando que os dois líderes podem emitir uma declaração conjunta após as conversas.

Takaichi concordou com Trump em trabalhar para um encontro nesta primavera quando eles conversaram por telefone no início de janeiro. Os dois líderes se encontraram pessoalmente pela última vez em outubro.

Fonte: JT

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo