ANA expande voos internacionais para Ásia e América do Norte, enquanto corta rotas domésticas
ANA e JAL divulgaram o cronograma de voos de verão 2026. A ANA aumentará em 5% os voos internacionais para Ásia e América do Norte, partindo de Narita, enquanto ambas as companhias reduzirão rotas domésticas, especialmente em Kansai.

Imagem: Nikkei
As duas maiores companhias aéreas do Japão, All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL), anunciaram no dia 20 os seus cronogramas de voos para o período de verão de 2026, que vai de 29 de março a 24 de outubro.
A ANA planeja um aumento significativo nas operações internacionais, especialmente nas rotas que partem do Aeroporto de Narita (Tóquio) com destino à Ásia e América do Norte, elevando o número de voos em 5% em comparação com o verão do ano anterior.
Em contrapartida, tanto a ANA quanto a JAL avançarão com a suspensão e redução de voos domésticos em rotas com menor demanda, como as que partem e chegam ao Aeroporto Internacional de Kansai (Osaka).
Artigos relacionados
No cenário internacional, a ANA reforçará sua presença com a rota Narita – Mumbai, que passará de cinco voos de ida e volta semanais para operações diárias. A rota Narita – Bangkok também verá um aumento, com a adição de quatro voos de ida e volta semanais, somando-se aos voos diários já existentes, visando captar a crescente demanda.
Além disso, a ANA introduzirá voos diários por tempo limitado nas rotas Narita – Vancouver e Narita – Singapura.
No âmbito doméstico, a ANA reduzirá o número de voos em 2% em relação ao verão anterior. Quatro rotas com partida e chegada no Aeroporto de Kansai (Osaka), incluindo Kansai (Osaka) – Okinawa, serão suspensas.
Duas rotas que conectam o Aeroporto de Shizuoka (Shizuoka) a Shin-Chitose (Hokkaido) e Okinawa (Okinawa) também serão suspensas a partir de 1º de outubro. Por outro lado, a rota Itami (Osaka) – Okinawa terá um aumento, passando de três para quatro voos de ida e volta diários.
A JAL também revisará sua malha de voos domésticos. As rotas Itami (Osaka) – Fukuoka (Fukuoka) e Itami (Osaka) – Kumamoto (Kumamoto) terão reduções temporárias durante os meses de julho e agosto, período de menor demanda.
Em alguns voos da rota Itami (Osaka) – Shin-Chitose (Hokkaido), a companhia introduzirá a Primeira Classe. Além disso, a JAL estabelecerá um acordo de codeshare com sua parceira Fuji Dream Airlines (FDA, com sede em Shizuoka), para a nova rota Chubu (Aichi) – Kumamoto (Kumamoto), operada pela FDA.
Fonte: Nikkei







