
Foto ilustrativa de uma loja da Maçã (PM)
Os próximos smartphones da Apple, a série iPhone 18, provavelmente contarão com um processador de última geração, chamado A20.
Uma nova matéria da Apple Insider sugere que ele será significativamente mais caro do que o do iPhone 17, o que quase certamente terá um impacto no preço do dispositivo.
“O chip A20 da Apple pode custar até US$ 280 por unidade, cerca de 80% a mais do que a geração anterior”, disse a Apple Insider, comentando um relatório da UDN.com.
Artigos relacionados
“Devido ao processo de 2 nanômetros mais avançado, o consumo de energia será menor e o desempenho e a capacidade de processamento de IA serão muito maiores, mas o preço também aumentará simultaneamente“, segundo a informação.
É uma boa notícia sobre o aumento de desempenho e o menor impacto na bateria do iPhone 18. Porém, a análise é: “A indústria espera que o processador para smartphone fabricado com um processo de 2 nanômetros seja ‘o chip para celular mais caro da história’”.
E, ao apontar que o custo é mais de 80% superior ao do A19, chega-se a uma conclusão que você talvez não queira ouvir. “Com o recente aumento vertiginoso do preço da memória, o preço dos smartphones pode subir acentuadamente, acompanhando o preço dos processadores”, afirmou a revista.
A Apple Insider explicou: “Historicamente, a Apple aceitou custos iniciais de fabricação mais altos para garantir tecnologia de ponta. Transições anteriores para processos de 5 nanômetros e 3 nanômetros garantiram vantagens competitivas sem aumentar significativamente os preços.”
A revista enfatizou que a Apple tradicionalmente absorveu os custos adicionais sem repassá-los aos preços dos dispositivos.
No entanto, a revista também apontou que vários fatores, incluindo o aumento dos preços da memória, estão em jogo, alertando que um aumento significativo nos preços do iPhone é iminente. Ainda assim, os benefícios devem ser sentidos.
A revista observou que, embora as atualizações de chips “frequentemente resultem em melhorias modestas de eficiência, a tecnologia de 2 nanômetros é disruptiva“.
Ninguém quer que os preços do iPhone subam. Com a indústria migrando para a tecnologia de 2 nanômetros, os aumentos de preços dos smartphones provavelmente não se limitarão à Apple.
No entanto, os benefícios podem valer a pena. A Apple provavelmente enfatizará a novidade que a próxima geração de chips trará.
Fonte: Forbes







