
Atuns no mercado para o 1º leilão do ano (NHK)
O tradicional primeiro leilão de atum (maguro em japonês) do Ano Novo aconteceu na manhã de segunda-feira (5) no Mercado Toyosu, Koto-ku, em Tóquio.
O lance mais alto foi para o “Ichiban Maguro”, um atum-rabilho de 243 quilos, de Oma (Aomori), avaliado em 510,3 milhões de ienes ou 2,1 milhões de ienes por kg. O arrematante foi Kiyomura, operadora da rede de restaurantes de sushi Sushizanmai, pela primeira vez em 6 anos.
Este é um novo recorde histórico, superando a marca anterior de 333,6 milhões de ienes arrecadados por Kiyomura em 2019. Os fatores decisivos para o lance vencedor foram, aparentemente, o formato e a quantidade de gordura do atum.
Artigos relacionados

Presidente Kimura exibe o “peixão” arrematado por valor histórico (NHK)
O atum “Ichiban Maguro”, obtido com o lance, será oferecido aos clientes na loja principal da Sushizanmai em Tsukiji, em Chuo-ku, após uma apresentação de corte às 13h30 de segunda-feira, ao preço de 398 ienes para a carne magra, 498 ienes para as partes com gordura média (chutoro) e 598 ienes para as partes gordas (ootoro).
Outros 46 restaurantes da rede oferecerão esse sushi com esse atum especial, que deverá render 12 mil unidades de nigiri.
O presidente da Kiyomura, Kiyoshi Kimura, disse aos repórteres: “Achei que conseguiria comprá-lo por um preço um pouco menor, mas estou surpreso com a rapidez com que o preço subiu.
Comprei-o na esperança de que o povo japonês se esforce para liderar o mundo. Espero que o maior número possível de pessoas se sinta energizado ao saborear este atum auspicioso“.
Fontes: Yomiuri, NNN e NHK







