
Tóquio eleva tarifa de táxi em 10% após aprovação (ilustrativa/banco de imagens)
Os táxis nas 23 regiões de Tóquio e suas cidades aumentarão suas tarifas em cerca de 10%, parcialmente para elevar a renda dos motoristas.
O Ministério dos Transportes apresentou planos a um comitê de consumidores do Gabinete, em reunião na quarta-feira (14), para aumentar a receita total em estimados 10,14%.
Uma das revisões encurtará a distância que os passageiros podem percorrer com a tarifa básica de ¥500, de modo que o que antes era 1,096Km passará a ser 1 Km.
Artigos relacionados
Objetivo do aumento e realidade salarial
Com o aumento de preço, o ministério espera que o lucro extra seja usado para aumentar os salários dos motoristas de táxi , bem como para responder ao aumento dos preços da gasolina.
O salário médio anual para motoristas de táxi em Tóquio foi de cerca de 5,02 milhões de ienes em 2024, o que é inferior ao salário médio para trabalhadores da cidade em todas as indústrias, que é de 6,44 milhões de ienes, de acordo com dados da Federação Japonesa de Associações de Táxis de Aluguel.
Os aumentos de preços ocorrem em meio a uma escassez de motoristas de táxi em todo o país, causada pelo envelhecimento e aposentadoria de motoristas e pela falta de pessoas ingressando na indústria.
Muitos motoristas também deixaram seus empregos durante a pandemia de covid-19, pois a demanda por táxis despencou.
Fonte: JT







