
Foto Ilustrativa de visto americano (PM)
Foi anunciado na quarta-feira (14), horário de Washington, que o governo de Donald Trump irá suspender, a partir de 21 deste mês, o processamento de vistos de imigração para os cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil.
A nova medida foi divulgada pela Fox News e posteriormente confirmada pela Casa Branca. “O Departamento de Estado está suspendendo o processamento de vistos de imigrante para 75 países, em um esforço para coibir a entrada de solicitantes considerados propensos a se tornarem um encargo público”, divulgou a Fox News.
Além do Brasil, outros países como Colômbia, Irã, Somália, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Tailândia, Haiti e Eritreia, entre outros, estão na lista.
Artigos relacionados
O Departamento de Estado confirmou a medida também no X.

Reprodução do X
“O Departamento de Estado vai suspender o processamento de vistos de imigração para 75 países cujos imigrantes recebem assistência social do povo americano em taxas inaceitáveis. A suspensão permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano”, diz o post.
“A interrupção afeta dezenas de países – incluindo Somália, Haiti, Irã e Eritreia – cujos imigrantes muitas vezes se tornam um fardo público para os Estados Unidos após a sua chegada. Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada.”
A suspensão se aplica aos vistos de imigração, solicitados por pessoas que querem autorização para morar e trabalhar nos EUA, e não se aplica a vistos de turistas ou para estudar.
Motivo do congelamento dos vistos
Na terça-feira (13), o governo Trump havia anunciado que encerraria temporariamente o status de proteção temporária para imigrantes somalis, um mecanismo que concede a permissão de residência e trabalho.
A Somália tem atraído maior atenção das autoridades federais após um amplo escândalo de fraude centrado em Minnesota, onde promotores descobriram abusos massivos em programas de benefícios financiados pelos contribuintes. Muitos dos envolvidos são cidadãos somalis ou somali-americanos.
Os cidadãos afetados terão até 17 de março para deixar o país, informou o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Veja os países no mapa.
FANTASTIC!
This policy effectively bans all Caribbean and Central Asia. It covers some of the most populous states in Latin America and most of Africa and the Islamic world.
Trump is crafting an immigration moratorium bit by bit. If only Congress would help him! https://t.co/uj2tAaH2qt pic.twitter.com/5tIKSbaGyz
— White Papers Policy Institute (@WhitePapersPol) January 14, 2026
Fontes: DW, Fox News e X







