Casas térreas ganham popularidade entre famílias com filhos no Japão
Casas térreas estão se tornando a escolha preferida de famílias com dupla renda e filhos no Japão. Elas oferecem layouts eficientes para tarefas domésticas e promovem a proximidade familiar, alinhando-se à busca por ‘performance de tempo’.

Famílias com filhos no Japão optam cada vez mais por casas térreas (ilustrativa/banco de imagens)
Casas térreas estão se tornando cada vez mais populares entre famílias de dupla renda com filhos no Japão.
Sem a necessidade de subir e descer escadas e com layouts de cômodos que permitem uma limpeza eficiente, essas casas correspondem à crescente ênfase na “performance de tempo” na vida diária.
De acordo com estatísticas do Ministério da Terra, as térreas representaram 17,9% das casas recém-construídas no ano fiscal de 2024, mais do que o dobro do número de 10 anos antes.
Artigos relacionados
Em resposta, as construtoras estão introduzindo uma variedade de designs e características para aproveitar esta demanda crescente.
Eficiência doméstica e proximidade familiar
Na Sumitomo Forestry, a proporção de casas térreas entre todos os pedidos aumentou de 35% em 2021 para 46% em 2025. Notavelmente, cerca de 60% dos clientes que escolhem essas casas estão na faixa dos 20 e 30 anos.
“À medida que o número de famílias de dupla renda continua a aumentar, a demanda por casas térreas está crescendo porque elas permitem que os moradores lidem com as tarefas domésticas de forma mais eficiente”, disse um funcionário do departamento de promoção de vendas da empresa.
O funcionário também observou que famílias com crianças tendem a valorizar o tempo compartilhado e preferem layouts que mantêm os membros da família fisicamente próximos, tornando os espaços compactos e de nível único particularmente atraentes.
Vantagens de custo e novos conceitos híbridos
As casas térreas eliminam a necessidade de espaços como escadas, corredores superiores e banheiros no segundo andar, que são necessários em casas de dois andares.
Como resultado, mesmo com o mesmo layout básico de cômodos, a área útil real pode ser reduzida em cerca de 16,5 metros quadrados, oferecendo vantagens de custo na construção e manutenção.
Em 2023, a Sumitomo Forestry lançou a Plus Sky, uma casa de um andar e meio que combina a eficiência de um layout térreo com o apelo adicional de um espaço superior tipo loft.
Após a conclusão de uma casa modelo em um local de exposição de moradias na cidade de Saitama (província homônima) em setembro de 2024, o número de visitantes ao local aumentou 2,5 vezes, indicando forte interesse do consumidor no design híbrido.
Em fevereiro de 2025, a Avantiya, uma construtora de casas unifamiliares com sede em Nagoia (Aichi), lançou a Ran, uma marca especializada em casas térreas.
Sob o slogan “casas térreas que qualquer um pode pagar”, a empresa reduziu custos principalmente através da compra em massa de materiais de construção, permitindo oferecer preços abaixo de 500 mil ienes por tsubo antes dos impostos.
Um tsubo é uma unidade de área tradicional japonesa equivalente a cerca de 3,3 metros quadrados.
As especificações da marca também colocam uma forte ênfase na descarbonização, e a Avantiya estabeleceu uma meta de vendas de 100 unidades para o ano fiscal que termina em agosto de 2026.
Fonte: JT







