Caso grave de bullying no Japão: depois da agressão, menino é jogado no mar
Vídeo viral mostra bullying: menino é agredido e jogado no mar por adolescentes. Agressor e cúmplices foram identificados.

Foto ilustrativa (PM)
Foi divulgado na segunda-feira (19) que o Conselho Municipal de Educação de Osaka confirmou a veracidade de um vídeo que viralizou nas redes sociais, mostrando um aluno do ginásio de uma escola municipal da cidade de Osaka (província homônima), agarrando um menino, aluno do primário, e dando um golpe chamado Nelson hold para depois jogá-lo no mar.
O conselho está investigando o incidente que configura um “caso grave de bullying” de acordo com a lei que coíbe esse tipo de ação. A Polícia da Província de Osaka encaminhou vários alunos do ensino fundamental ao Jidosodansho ou Centros de Atendimento à Infância.
O vídeo foi gravado por terceiros e mostra o aluno ginasial agarrando a vítima e a empurrando para o mar. Outros alunos podem ser vistos rindo por perto.
Artigos relacionados
Segundo fontes, a polícia da província recebeu uma denúncia em novembro do ano passado e, após interrogar vários alunos do ginásio, confirmou esse tipo de maus tratos e os encaminhou ao Jidosodansho ainda no ano passado. O conselho já tinha conhecimento do incidente antes da viralização do vídeo, por isso, iniciou a investigação como um caso grave de bullying no ano passado.
Menores não podem ser responsabilizados pela lei
De acordo com a investigação, todos os alunos envolvidos são do sexo masculino e têm idade inferior a 14 anos. Portanto, não podem ser responsabilizados criminalmente, mesmo que cometam atos que violem as leis penais.
“Nossa principal prioridade é garantir a segurança da vítima e fornecer-lhe apoio físico e psicológico. Estamos oferecendo a orientação adequada ao aluno que cometeu o crime”, disse um funcionário do conselho.
“A disseminação do vídeo está causando danos secundários, como sofrimento psicológico à vítima. Visando a proteção dela, pedimos que o vídeo não seja compartilhado”, apelou.
Vídeos de bullying podem ser alvo de processo criminal
Houve uma série de casos de bullying em todo o país nos quais vídeos de alunos agredindo outros colegas estudantes foram compartilhados nas redes sociais.
Em uma reunião de articulação entre ministérios e agências competentes, realizada em 16 deste mês, o governo confirmou sua política de resposta, incluindo o esclarecimento de que publicações maliciosas podem ser processadas criminalmente por difamação e injúria.
Fontes: Sankei e Chunichi







