Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

China anuncia nova medida comercial contra o Japão em meio a tensões crescentes

| Sociedade

A China iniciou uma investigação sobre o dicloro silano, um gás químico usado na fabricação de semicondutores, importado do Japão, alegando preços reduzidos em 31% entre 2022 e 2024.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
china japao 8 jan 2026 destaque

China mira dicloro silano japonês após atrito sobre Taiwan (banco de imagens)

A China intensificou suas tensões comerciais com o Japão na quarta-feira (7) ao lançar uma investigação sobre o dicloro silano importado, um gás químico usado na fabricação de semicondutores, um dia após impor restrições à exportação de bens de uso duplo que poderiam ser utilizados pelo exército japonês.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O Ministério do Comércio da China afirmou em comunicado que lançou a investigação após um pedido da indústria doméstica mostrando que o preço do dicloro silano importado do Japão teve uma queda de 31% entre 2022 e 2024.

“O dumping* de produtos importados do Japão tem prejudicado a produção e operação de nossa indústria doméstica”, afirmou o ministério.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Conflitos diplomáticos e a questão de Taiwan

A medida ocorreu um dia após Pequim proibir exportações ao Japão de bens de uso duplo com potenciais aplicações militares.

Pequim tem demonstrado crescente insatisfação com Tóquio após a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, sugerir no final do ano passado que o exército de seu país poderia intervir caso a China tomasse ação contra Taiwan — uma ilha democrática que Pequim considera seu próprio território.

As tensões foram reavivadas na terça-feira (6) quando o legislador japonês Hei Seki, que no ano passado foi sancionado pela China por “espalhar falácias” sobre Taiwan e outros territórios disputados, visitou Taiwan e a chamou de país independente.

Conhecido também como Yo Kitano, ele está banido de entrar na China. Aos repórteres, ele afirmou que sua chegada a Taiwan demonstra que os dois são “países diferentes”.

Masaaki Kanai, chefe de Assuntos da Ásia Oceânica do Ministério das Relações Exteriores do Japão, pediu à China que revogue as restrições comerciais, dizendo que uma medida que visa exclusivamente o Japão e desvia da prática internacional é inaceitável.

O Japão, no entanto, ainda não anunciou quaisquer medidas retaliatórias.

O risco estratégico de terras raras

Enquanto os dois países se confrontam, as especulações aumentaram de que a China poderia direcionar as exportações de terras raras ao Japão, em um movimento semelhante às restrições de exportação de minerais críticos que impôs como parte de sua guerra comercial com os Estados Unidos.

A China controla a maior parte da produção global de terras raras pesadas, utilizadas na fabricação de ímãs poderosos e resistentes ao calor, empregados em indústrias como a de defesa e veículos elétricos.

Embora o Ministério do Comércio não tenha mencionado novas restrições a terras raras, o jornal oficial China Daily, visto como um porta-voz governamental, citou fontes anônimas dizendo que Pequim estava considerando apertar as exportações de certas terras raras ao Japão.

Esse relatório não pôde ser confirmado de forma independente.

* Dumping é uma prática comercial desleal onde uma empresa exporta produtos a preços muito baixos, frequentemente abaixo do custo de produção ou do valor praticado no mercado interno, com o objetivo de eliminar concorrentes locais e dominar o mercado, para depois aumentar os preços.
Fonte: ABC

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo