China cancela todos os voos em 49 rotas para o Japão
| Ásia
A China cancelou todos os voos em 49 rotas para o Japão em fevereiro, com companhias aéreas estendendo políticas de reembolso e remarcação de passagens.

Sanae Takaichi e Taiwan: o que causou a onda de cancelamentos de voos? (imagem ilustrativa/PM)
A China anunciou o cancelamento de todos os voos em 49 rotas aéreas entre o país e o Japão para o mês de fevereiro.
A decisão, revelada pelos dados de plataformas de informação de voos na segunda-feira (26), ocorre em meio à extensão das políticas especiais de alteração e reembolso de passagens pelas companhias aéreas chinesas para viagens relacionadas ao Japão.
De acordo com a plataforma Flight Master, na segunda-feira, todos os voos em 49 rotas entre China e Japão programados para fevereiro já haviam sido cancelados, representando um aumento significativo em relação a janeiro.
Artigos relacionados
No mês anterior, a taxa de cancelamento de voos da China continental para o Japão atingiu 47,2%, um aumento de 7,8 pontos percentuais em comparação com dezembro.
As três principais transportadoras domésticas da China – Air China, China Eastern Airlines e China Southern Airlines – emitiram avisos no dia 26 de janeiro detalhando medidas especiais de tratamento para passagens em rotas japonesas.
Essas medidas foram tomadas em resposta a um lembrete de viagem emitido pelo Ministério das Relações Exteriores da China.
Novas políticas de reembolso e alteração
Sob as novas políticas, passageiros com passagens elegíveis compradas ou reemitidas antes do meio-dia do dia 26 de janeiro podem realizar uma alteração gratuita, sujeita a diferenças de tarifa, ou solicitar reembolsos sem taxas para segmentos não utilizados.
As medidas abrangem voos relacionados ao Japão programados entre 29 de março e 24 de outubro, incluindo serviços para cidades como Tóquio, Osaka, Nagoia, Fukuoka, Sapporo e Okinawa.
Esses ajustes recentes seguem passos anteriores tomados pelas companhias aéreas chinesas para gerenciar a demanda por viagens ao Japão.
Em dezembro de 2025, a Air China, China Eastern e China Southern já haviam estendido um prazo anterior, de 31 de dezembro, para reembolsos e remarcações de passagens até 28 de março, marcando o fim da temporada de viagens de inverno-primavera.
As extensões e os subsequentes cancelamentos ocorrem após a China ter emitido avisos de viagem em meados de novembro, desencorajando viagens ao Japão.
Contexto diplomático e impacto no lazer
A medida foi uma reação às declarações da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi sobre Taiwan. Desde então, as companhias aéreas chinesas recalibraram sua capacidade nas rotas para o Japão, com reduções concentradas em serviços voltados para o lazer.
Fonte: ST







