
Mudanças climáticas afetam indústria de esqui no Japão (Ishiuchi Resort em Niigata/banco de imagens)
O número de estações de esqui operacionais no Japão em 2025 caiu para uma mínima recorde, uma redução de 40% em relação ao pico de 1999, devido à falta de neve causada pelas mudanças climáticas e apesar da crescente demanda de turistas estrangeiros, de acordo com um grupo da indústria.
Havia 417 locais em funcionamento no ano passado, uma queda em relação aos 698 em 1999, com instalações envelhecidas e uma queda no turismo doméstico também atingindo a indústria, apesar de algumas estações introduzirem benefícios para atrair mais visitantes, disse a Associação Japonesa de Transporte Funicular, que fornece informações sobre estações de esqui em todo o país.
A associação compilou o número contabilizando as estações de esqui domésticas que operam teleféricos autorizados pelo governo. Havia 636 instalações na primeira pesquisa em 1989, com o número aumentando gradualmente até 1999.
Artigos relacionados
Declínio histórico e distribuição regional
Ele caiu para menos de 600 em 2006 e para menos de 500 em 2014, atingindo novas mínimas recordes em pesquisas sucessivas.
A ilha principal mais ao norte do Japão, Hokkaido, teve o maior número de estações de esqui em 2025, com 92, seguida pelas províncias do centro do Japão, Nagano e Niigata, com 80 e 46, respectivamente.
A queda ocorre enquanto o Japão continua a registrar números recordes de turistas estrangeiros, com cerca de 39,07 milhões de visitantes nos primeiros 11 meses de 2025, já excedendo os 36,87 milhões em todo o ano de 2024, de acordo com a Organização Nacional de Turismo do Japão.
O contraste entre turismo doméstico e estrangeiro
Apesar do aumento de visitantes estrangeiros, o turismo doméstico tem diminuído, com o Livro Branco sobre Lazer de 2025 relatando que apenas 2,8 milhões de pessoas em 2024 disseram ter esquiado antes, em comparação com 4,8 milhões em 2015.
Para conter a queda de clientes domésticos, algumas estações agora permitem esqui com cães ou permitem que as pessoas usem teleféricos para apreciar a paisagem, em vez de exclusivamente para esqui ou snowboard.
O impacto das mudança climáticas
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o número total de dias abaixo de zero grau Celsius em todo o país tem diminuído ano após ano.
Makoto Takayanagi, chefe da secretaria da Associação de Transporte Funicular, afirma que as mudanças climáticas forçaram algumas estações de esqui a encurtar seus períodos de operação .
Fonte: JT







