Dólar em queda no Japão e no mundo: câmbio a 152 ienes
| Economia
O dólar anda em queda, tanto no Japão quanto no Brasil.

Painel do mercado (NHK)
Tarde da noite de terça-feira (27), no horário do Japão, o mercado cambial de Nova Iorque, Estados Unidos, registrou um aumento nas vendas de dólares por ienes, e a moeda japonesa chegou a 152 ienes, no mesmo patamar de novembro do ano passado.
Os comentários da Ministra das Finanças, Satsuki Katayama, sobre a cooperação com os Estados Unidos em relação às respostas cambiais reacenderam as preocupações sobre uma possível intervenção coordenada no mercado entre os dois países.
“Em consonância com a declaração conjunta emitida pelos ministros das finanças do Japão e dos EUA em setembro passado, o governo continuará a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades americanas, conforme necessário, para tomar as medidas apropriadas”, disse ela.
Artigos relacionados
Na sexta-feira (23), o dólar desvalorizou rapidamente no mercado cambial, em meio a especulações de que as autoridades japonesas e americanas poderiam ter realizado uma “verificação de taxas” coordenada para conter a recente desvalorização da moeda japonesa.
Os investidores estão cada vez mais cautelosos com uma intervenção coordenada entre Japão e Estados Unidos.
“Desde que surgiram especulações de que as autoridades japonesas e americanas poderiam ter realizado uma ‘verificação da taxa de câmbio’, os investidores têm estado sensíveis aos movimentos do iene, e a rápida valorização do iene no mercado de Londres aumentou ainda mais a cautela em relação à intervenção no mercado“, analisou um especialista para a NHK.
No Brasil aconteceu a mesma movimentação e o mercado cambial fechou o dia com R$ 5,22 frente ao dólar.
A perspectiva de manutenção de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e pelo Federal Reserve (Fed), em reuniões que começaram na terça e terminam na quarta (28), no horário dos EUA, tem influenciado para a queda da moeda americana.
Fontes: NHK e JNN







