
Fabricante de inseticidas realiza cerimônia em memória de insetos usados em testes (imagem ilustrativa/PM)
Uma corporação japonesa de inseticidas encerrou o ano de 2025 honrando, com um ritual budista, as vidas dos insetos mortos em seus testes, provocando reflexão dentro da empresa e além.
O serviço anual é organizado pela principal fabricante de inseticidas do Japão, a Earth Corporation, conforme relatado pelo SCMP. Cerca de 100 funcionários se reuniram em um templo, o Myohoji, na província de Hyogo, para o serviço memorial budista de aproximadamente uma hora de duração.
O ritual e a escala da pesquisa
Fotografias de várias espécies experimentais, incluindo mosquitos, baratas e ácaros, foram colocadas em frente a um altar budista. Os funcionários se revezaram, oferecendo incenso e orando pelo descanso pacífico dos insetos que contribuíram para o desenvolvimento de produtos no ano anterior.
Artigos relacionados
Relatórios da mídia japonesa indicam que a instalação de pesquisa da empresa abriga mais de 1 milhão de baratas e mais de 100 milhões de pulgas e outros insetos para fins de teste.
Gratidão e mudança de perspectiva
Tomohiro Kobori, chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento, disse à mídia que o serviço ofereceu “uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre os insetos e expressarmos nossa gratidão“.
Um monge budista conduziu o serviço, entoando sutras e proferindo um sermão. Embora alguns funcionários inicialmente achassem a tradição anual “estranha” ou “hilária”, a atmosfera solene os ajudou a compreender seu significado mais profundo.
Esses insetos, criados pela empresa e sem ter prejudicado ninguém, haviam morrido com um propósito.
Observadores online, em grande parte, ecoaram o sentimento, refletindo sobre como os insetos fazem parte da vida e não se veem como pragas, com um deles comentando: “Os humanos matam animais para viver confortavelmente, mas devemos lembrar que estamos tirando vidas”.
Fonte: Macao N







