
Navio que foi apreendido pelas autoridades finlandesas (Imagem: Sankei)
As autoridades de fronteira da Finlândia anunciaram no dia 31 de dezembro que foi encontrado um dano em um cabo submarino situado entre a capital Helsinque e Tallinn, a capital da Estônia, no Golfo da Finlândia.
Em resposta, um navio que possivelmente esteve envolvido no incidente foi apreendido. Desde o início da invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022, casos semelhantes de danos em cabos submarinos têm ocorrido repetidamente no Mar Báltico.
De acordo com a agência de notícias Reuters, em uma coletiva de imprensa as autoridades finlandesas revelaram que o navio apreendido é um cargueiro que ostenta a bandeira de São Vicente e Granadinas.
Artigos relacionados
Todos os 14 tripulantes, originários de países como Rússia e Geórgia, foram detidos. O cargueiro partiu de São Petersburgo, ao noroeste da Rússia, com destino a Israel.
Segundo as autoridades de fronteira finlandesas, o dano ao cabo foi localizado dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) da Estônia.
A suspeita é de que o navio apreendido estava navegando com sua âncora abaixada dentro da ZEE da Finlândia, e que a âncora teria causado o dano ao cabo submarino.
Fonte: Sankei







