
Montanha cheia de focos de fogo e fumaça (NHK)
O incêndio florestal na cidade de Uenohara (Yamanashi), que começou em 8 deste mês, já dura quatro dias e consumiu aproximadamente 74 hectares, com as chamas ainda se alastrando.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo se propagou devido ao vento e está novamente se aproximando de residências na base da montanha, e equipes de combate a incêndio por terra estão em ação.
O lançamento de água por helicópteros foi retomado às 8h de domingo (11), mas, devido aos ventos, foi interrompido pouco depois das 14h. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou devido ao vento e está novamente se aproximando das casas na base da montanha, a cerca de 30 metros de distância, colocando-as em risco.
Artigos relacionados
Incêndio florestal se aproxima mais das casas: aumenta o número de pessoas evacuadas
Embora não haja relatos de danos a pessoas ou construções até o momento, ordens de evacuação foram emitidas para um total de 145 pessoas em 77 residências no distrito de Ome, no sopé da montanha.
Os moradores expressam preocupação com o impacto em suas vidas e em sua saúde física e mental.

Helicóptero para jorrar água (NHK)
“O vento está ficando mais forte e estou preocupada que o incêndio florestal se alastre para minha casa, então não estou dormindo bem. À noite, tento dormir na sala de estar, no primeiro andar, em vez do meu quarto, no segundo piso, para poder evacuar a qualquer momento”, disse uma moradora de 70 anos.
“Foram impostas restrições de trânsito e os caminhões de lixo não podem entrar no bairro, então nos disseram para guardar o lixo dentro de casa até o próximo dia de coleta. Estamos vendo menos pessoas conhecidas e nos sentindo isolados”, relatou um morador.
Mangueiras de água perto das casas
Sem previsão de término para o incêndio florestal, os esforços prolongados de combate às chamas começam a afetar a vida dos bombeiros voluntários locais.
Nas áreas próximas às ordens de evacuação, os bombeiros posicionaram mangueiras de água para estarem prontos para extinguir o fogo caso ele se aproxime das casas, e permanecem de prontidão dia e noite.
Fonte: NHK







