Índia confirma casos de vírus Nipah; países asiáticos reforçam fiscalização
| Ásia
O Ministério da Saúde da Índia rastreou 196 contatos dos infectados pelo vírus Nipah, todos sem sintomas e com testes negativos. A OMS estima que a letalidade do vírus em humanos varie entre 40% e 75%.

Aeroporto internacional na Tailândia realiza testes de saúde em voos vindos da Índia após casos do vírus Nipah terem sido confirmados (Imagem: Sankei)
A agência de notícias Reuters informou no dia 28 que o Ministério da Saúde da Índia anunciou a confirmação de dois casos da infecção de alta letalidade, o vírus Nipah, no estado de Bengala Ocidental, no leste do país, desde dezembro de 2025. Em resposta, países asiáticos como a Tailândia estão intensificando as medidas de controle de fronteira, incluindo o reforço da fiscalização na entrada.
O Ministério da Saúde indiano também divulgou que identificou e investigou o estado de saúde de 196 pessoas que tiveram contato com os dois infectados. Todas as pessoas não apresentaram sintomas e os resultados dos testes virais foram negativos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação do vírus Nipah é geralmente de 4 a 14 dias. A taxa de letalidade estimada para humanos é alta, variando entre 40% e 75%.
Artigos relacionados
Após a confirmação dos casos do vírus Nipah na Índia, o Ministério da Saúde da Tailândia designou áreas de estacionamento para aeronaves provenientes de regiões com ocorrência do vírus e exigiu que os aeroportos internacionais instruam os passageiros a preencher uma declaração de saúde antes de passar pela imigração.
O Ministério da Saúde da Malásia também reforçou as medidas, incluindo exames de saúde em pontos de entrada como aeroportos internacionais e instalações portuárias, especialmente para viajantes de países de alto risco.
Além disso, o Ministério das Relações Exteriores do Japão emitiu um alerta no dia 27 em seu site sobre a infecção pelo vírus Nipah, direcionado à Índia. O alerta pede aos residentes japoneses e viajantes que tomem precauções como lavar e desinfetar as mãos, evitar contato desnecessário com animais e ter cuidado ao consumir alimentos e bebidas, como frutas cruas.
Segundo a Agência Nacional de Pesquisa em Gestão de Crises de Saúde do Japão, os sintomas da infecção pelo vírus Nipah começam com febre, dor de cabeça, vômitos e dores musculares, seguidos por sintomas neurológicos como distúrbios de consciência. Em casos graves, pode levar à encefalite aguda. Como não há vacina, o tratamento é focado no alívio dos sintomas.
As vias de infecção para humanos são principalmente o contato com animais infectados, como morcegos frugívoros e porcos, ou a ingestão de alimentos contaminados com fluidos corporais de animais infectados, como saliva e urina. A ‘transmissão de pessoa para pessoa’ por contato com sangue ou fluidos corporais de pacientes também foi relatada.
Até o momento, não há relatos de pacientes no Japão. No entanto, a primeira ocorrência no exterior foi confirmada na Malásia em 1998-99. Desde 2001, casos têm sido relatados quase anualmente em Bangladesh e na Índia.
Fonte: Sankei







