Índice de popularidade do gabinete de Takaichi despenca 10 pontos na pesquisa
| Política
A pesquisa de opinião pública realizada pelo jornal Mainichi mostrou perda drástica de aprovação da primeira-ministra Sanae Takaichi.

Wikimedia
O jornal Mainichi realizou uma pesquisa de opinião pública em todo o país no sábado (24) e domingo (25). Os resultados mostraram perda de popularidade da primeira-ministra Sanae Takaichi.
O índice caiu drasticamente para 57%, uma queda de 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior (67%), realizada em 20 e 21 de dezembro do ano passado.
O índice de desaprovação subiu 7 pontos percentuais, para 29%, em comparação com a pesquisa anterior (22%). Esta é a primeira queda na popularidade, cujos índices se mantiveram altos, entre 65% e 67%, desde a formação do seu gabinete em outubro.
Artigos relacionados
Takaichi e a dissolução da Câmara
A primeira-ministra Sanae Takaichi (presidente do Partido Liberal Democrático) é a primeira mulher a ocupar o cargo de premiê e presidente do partido. Após a saída do Partido Komeito da coalizão governista, o Partido da Inovação do Japão (JIP) participa como um “suporte não ministerial”, com base em um acordo político, sem indicar nenhum ministro.
A primeira-ministra dissolveu a Câmara dos Representantes na semana passada, quando a sessão regular da Dieta foi convocada. Ela explicou: “A estrutura do governo de coalizão mudou e optei por consultar diretamente a população“. As eleições para a Câmara dos Representantes serão anunciadas na terça-feira (27), com a votação ocorrendo em 8 de fevereiro.
Método da pesquisa
A pesquisa foi realizada utilizando o d-Survey, um método baseado em smartphones. Utilizou-se um serviço de questionário direcionado aos membros do d-Point Club da NTT Docomo, e os participantes foram selecionados aleatoriamente dentre uma população de aproximadamente 77 milhões de pessoas com 18 anos ou mais. Foram recebidas respostas válidas de 2.048 pessoas.
Fonte: Mainichi







