
Operação para remover neve no Aeroporto de Akita (Imagem: NHK)
Nevascas estão se intensificando na costa do Mar do Japão, impactando extensas regiões devido à forte frente fria e a um padrão de pressão de inverno.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o leste e o oeste do país devem enfrentar grandes acúmulos de neve até o dia 3, especialmente em áreas montanhosas.
Nas últimas 6 horas, até as 5 da manhã do dia 2, a quantidade de neve acumulada foi de 27 centímetros em Joetsu (Niigata), 15 centímetros em Oguni (Yamagata), e 13 centímetros em Toyoura (Hokkaido), Nagaoka (Niigata) e Himi (Toyama).
Artigos relacionados
A neve acumulada também aumentou em várias regiões, com medição de 2 metros e 66 centímetros em Sukayu, região montanhosa de Hakkoda (Aomori), 1 metro e 38 centímetros em Hijiori, Okura (Yamagata) e 1 metro e 11 centímetros em Shumari, Horokanai (Hokkaido).
As previsões indicam que áreas de Kinki e a Região Chugoku podem ser fortemente afetadas pela convergência de nuvens de neve conhecidas como ‘JPCZ’ (Faixa de Convergência de Ar Frio do Mar do Japão).
Assim, até a manhã do dia 3, espera-se 70 centímetros de neve em Niigata, 60 centímetros em Hokuriku e Kinki, 50 centímetros na Região Chugoku, 40 centímetros em Kanto Koshin e 20 centímetros em Shikoku.
A Agência Meteorológica alerta para o impacto no tráfego devido a neve e superfícies congeladas, além de riscos de avalanches e interrupção no fornecimento de energia. Devido à instabilidade atmosférica, a população deve ficar atenta a relâmpagos e tornados.
Com a previsão de que o início do ano trará significativas nevascas, é essencial que motoristas em áreas afetadas equipem seus veículos com pneus de inverno e se preparem com correntes para as rodas.
Fonte: NHK







