Japão eleva alerta de perigo em países do Oriente Médio
O Japão elevou o nível de alerta de segurança para os Emirados Árabes Unidos, Catar e Omã de zero para um, aconselhando os cidadãos japoneses a exercerem extrema cautela. A medida ocorre em meio a confrontos contínuos no Irã e ao crescente risco de conflito militar com os Estados Unidos.

Alertas de viagem do Japão cobrem agora 15 países (imagem ilustrativa/PM)
O Japão elevou o nível de perigo para os Emirados Árabes Unidos (EAU), Catar e Omã de zero para o nível um, aconselhando os cidadãos japoneses a exercerem extrema cautela.
Confrontos contínuos no Irã e o risco aumentado de conflito militar com os Estados Unidos levaram as autoridades japonesas a alertar que o Oriente Médio pode se tornar significativamente mais perigoso.
O nível de perigo para o Irã também foi elevado para o nível 4 , o alerta máximo. “Devido às manifestações antigovernamentais, os cidadãos japoneses foram solicitados a deixar o Irã imediatamente, independentemente do motivo de sua permanência no local”, declarou o ministério.
Artigos relacionados
Anteriormente, o alerta estava no nível 3, que aconselhava o cancelamento de todas as viagens para o Irã.
“Devido aos protestos no Irã desde o dia 28 de dezembro de 2025, há preocupações de que os Estados Unidos possam intervir militarmente nos confrontos entre as manifestações antigovernamentais e as autoridades de segurança no Irã.
Considerando o desligamento da internet e a redução dos voos internacionais, o Ministério das Relações Exteriores pede que os cidadãos japoneses atualmente no Irã a evacuarem imediatamente“.
Recomendações de segurança e riscos de viagem
O Catar, os EAU e Omã eram anteriormente considerados seguros, sem avisos especiais. Essa avaliação agora mudou.
“Enquanto estiver no Catar, nos EAU e em Omã, por favor, consulte várias fontes para obter as informações mais recentes e tome medidas para garantir sua segurança. O risco de terrorismo e sequestro de cidadãos japoneses nesses países e em todo o Oriente Médio não pode ser descartado.
Se a situação piorar, cancelamentos e atrasos de voos podem ocorrer. Por favor, mantenha-se informado, incluindo a verificação das informações de voo”, aconselhou o departamento de segurança de viagens do ministério.
Embora o aviso não seja obrigatório e não acarrete penalidades, agências de viagens, seguradoras e órgãos governamentais o tratam com seriedade.
Protocolos de emergência e países abrangidos
“Antes de viajar para o exterior, compartilhe seus planos de viagem e contatos de emergência com pessoas próximas a você. Se você encontrar alguma dificuldade, entre em contato com a missão diplomática mais próxima ou com a Divisão de Emergência para Cidadãos Japoneses no Exterior para obter assistência”.
“Com o aviso atualizado, o ministério expandiu a lista em vários níveis, de 1 a 4, para incluir Afeganistão, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Palestina, Iraque, Omã, Egito, Eritreia, Catar, Kuwait, Arábia Saudita, Djibuti, Síria e Sudão”.
Fonte: Arab News







