
Foto ilustrativa (PM)
Alerta nacional de temperaturas extremamente baixas, com probabilidade de ocorrência de eventos raros que acontecem uma vez a cada década, na próxima onda de frio mais intensa desta temporada, informou a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) na terça-feira.
Segundo o alerta, além do frio, a queda de neve deve ser 250% superior à média do ano.
O alerta intitulado “Baixas Temperaturas e Neve Intensa” deverá começar na próxima terça-feira (20), com eventos meteorológicos de inverno que só acontecem uma vez a cada década.
Artigos relacionados
Alerta de Baixas Temperaturas e Neve Intensa
Um alerta de “Baixas Temperaturas e Neve Intensa” é emitido quando há uma probabilidade maior do que o normal de temperaturas extremamente baixas e queda de neve intensa, eventos que ocorrem apenas uma vez a cada 10 anos. Recomenda-se o máximo nível de cautela. Veja a previsão por região.
Hokkaido
A partir de quarta-feira (21), com temperaturas muito baixas: -2,6°C ou inferiores ao normal. Do lado do Mar do Japão, estima-se mais de 144% de queda de neve (nevasca).
Tohoku
A partir de terça-feira prevê-se temperaturas 2ºC mais baixas em relação à média e nevasca intensa ao longo do Mar do Japão. A previsão é de 157% a mais do normal.
Hokuriku
A partir de terça-feira, as temperaturas deverão ficar 2ºC mais baixas que a média. A nevasca intensa deverá ser 212% acima do normal, ou seja, mais que o dobro. A média de queda de neve em 5 dias é de 12 cm Niigata, 19 cm em Toyama, 12 cm em Kanazawa e 15 cm em Fukui.
Tokai
Prevê-se que a nova onda comece a partir de quarta-feira, com temperaturas em queda de 1,8ºC. Estão previstas nevascas nas regiões montanhosas de Gifu, 193% a mais do que o normal.
A média de queda de neve em 5 dias: deverá ser de 57 cm em Shirakawa e 18 cm em Takayama.
Kanto-Koshin
A partir de quarta-feira, as temperaturas devem cair 1,9ºC e prevê-se nevasca nas províncias de Nagano e norte de Gunma, mais de 173% do que o normal. Em Hakuba, o acúmulo poderá chegar a 36 cm e em Iiyama, 49 cm.
Kinki
A partir de terça-feira as temperaturas deverão cair 1,9ºC em relação à média. A nevasca acima de 252% deve acontecer ao longo da costa do Mar do Japão. Mas, prevê-se acúmulo de 7 cm em Hikone em 5 dias.
Chugoku
A partir de terça-feira as temperaturas deverão ser 2,1ºC menos do que as normais. A nevasca intensa em Tottori e Shimane deverá ser de 253% acima do normal. Prevê-se acúmulo de 9 cm em Tottori e 5 cm em Matsue, nos 5 dias.

Foto ilustrativa de roupas de inverno (PM)
Shikoku
A partir de quarta-feira, queda de 2,2ºC na temperatura. Não há limite mínimo de neve, mas o frio é intenso.
Kyushu
Norte de Kyushu, a partir de terça-feira, queda de 2,6ºC na temperatura. Enquanto no sul, prevê-se temperaturas 2,5ºC mais baixas que o normal. Não há previsão de neve.
Okinawa
A partir de quarta-feira, as temperaturas deverão ficar 2,2ºC abaixo do normal.
Alerta pede cuidados
Uma frente fria muito forte se deslocará do oeste do Japão para Okinawa. Mesmo em áreas sem neve, é necessário extremo cuidado para evitar o congelamento de canos de água devido às temperaturas abaixo de zero.
Além disso, para as áreas com neve e nevasca, os motoristas devem usar pneus adequados em seus veículos. O tráfego poderá ficar congestionado ou ser interrompido em alguns trechos das rodovias e vias expressas.
Em relação à saúde, recomenda-se tomar cuidado, especialmente para não pegar influenza.
Fonte: JNN







