
Avistamentos de ursos dobram no Japão em novo recorde (ilustrativa/banco de imagens)
O Japão registrou um número recorde de 47.038 avistamentos de ursos-negros-asiáticos entre abril e novembro de 2025, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. Este é o maior índice desde que dados comparáveis começaram a ser coletados no ano fiscal de 2009.
O número referente a esses oito meses quase dobrou em relação ao recorde anual anterior, que foi de 24.348 avistamentos registrados no ano fiscal de 2023.
Aumento crítico nas capturas
O ministério informou que o número de ursos capturados, incluindo ursos-pardos, desde abril de 2025, havia atingido um recorde de 12.659 até o final de novembro do ano passado, superando a marca de 10 mil pela primeira vez.
Artigos relacionados
Por província, Akita registrou o maior número de avistamentos de ursos-negros-asiáticos, com 13.172, seguida por Iwate com 9.270, Niigata com 3.265 e Miyagi com 3.056.
Foco na região Tohoku
A província de Akita também teve o maior número de ursos capturados para prevenção de danos e controle populacional, totalizando 2.564. A região Tohoku, incluindo a província de Akita, foi responsável por cerca de 65% de todas as capturas de ursos.
O ministério afirmou que acredita que o número de remoções de ursos aumentou após um crescimento nos avistamentos em áreas urbanas.
Houve 54 casos de abate de emergência, nos quais os municípios autorizam caçadores a usar seus rifles em áreas urbanas para matar animais que representam risco para as pessoas, entre o início do programa em setembro de 2025 e o final do ano.
Fonte: JT







