Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão vai elaborar plano de ação para reduzir o desperdício de roupas

| Sociedade

O Ministério do Meio Ambiente do Japão planeja lançar um plano de ação até março para reduzir o grande volume de resíduos de roupas domésticas. A iniciativa visa promover o uso eficaz de peças de segunda mão e incentivar a produção e o consumo conscientes.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
roupas 5 jan 2026 destaque

Plano de ação japonês visa diminuir descarte de roupas (ilustrativa/banco de imagens)

O Ministério do Meio Ambiente do Japão planeja elaborar, até março, um plano de ação com o objetivo de reduzir as grandes quantidades de roupas usadas provenientes das residências.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Espera-se que o plano de ação inclua medidas a serem tomadas por consumidores, governos locais e empresas, em um momento em que uma grande porcentagem de roupas usadas nas residências é frequentemente descartada como lixo.

O ministério espera promover o uso eficaz de roupas de segunda mão e incentivar a produção e o consumo de quantidades apropriadas de vestuário, em uma mudança da situação atual, na qual grandes volumes de roupas são produzidos e consumidos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Panorama atual do consumo e descarte de roupas no Japão

De acordo com a estimativa do ministério, baseada em dados de 2024, as residências no Japão compraram um total de 770 mil toneladas de roupas durante o ano, enquanto aproximadamente 480 mil toneladas foram descartadas como lixo.

Incluídas nessa quantidade de vestuário, cerca de 510 mil toneladas foram incineradas ou despejadas em aterros sanitários.

Em contraste, a reutilização de roupas de segunda mão e a reciclagem de fibras de peças descartadas têm sido lentos, em parte porque o mercado de reuso não se desenvolveu completamente e a reciclagem é difícil devido à grande variedade de fibras utilizadas no vestuário.

O fardo ambiental da moda pesa ainda mais devido às enormes quantidades de água e energia necessárias para a produção. Além disso, o tempo entre a compra e o descarte está se tornando mais curto devido à menor qualidade da “fast fashion” (moda rápida) e de outras peças de vestuário baratas.

Metas e desafios para a redução do desperdício

O governo estabeleceu a meta de reduzir a quantidade de roupas descartadas pelas residências em 25% até o ano fiscal de 2030, em relação ao nível do ano fiscal de 2020.

No entanto, como a taxa de redução está atualmente abaixo de 2%, o Ministério do Meio Ambiente pretende intensificar os esforços para diminuir o desperdício de roupas das residências por meio do plano de ação previsto.

Citando desafios como o estabelecimento de um sistema para coletar roupas descartadas para reciclagem e o design de itens de vestuário que sejam fáceis de reciclar, o plano de ação indicará as medidas que precisam ser tomadas por consumidores, governos locais e empresas, de acordo com fontes informadas.

O plano de ação também incluirá metas numéricas sobre quanto da redução de 25% deve ser alcançado, tanto pela diminuição do desperdício de roupas das residências quanto pelo reuso e reciclagem de roupas de segunda mão, disseram as fontes.

Fonte: JT

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo