Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Mais de 50 toneladas de ostras acumuladas na foz do rio em Chiba

| Sociedade

Uma cidade da província de Chiba está com toneladas de conchas de ostras acumuladas na foz de um rio.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
Imagem gerada automaticamente

Foto ilustrativa (PM)

No inverno, as ostras são um dos alimentos nutritivos e saborosos. Mas também podem ser uma dor de cabeça para o governo, pois há toneladas de conchas acumuladas na foz do rio.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

O governo da província de Chiba está trabalhando no turno noturno para remoção do acúmulo de conchas de ostras na foz de um rio da cidade de Urayasu. Elas se acumularam até a altura dos joelhos em uma área do tamanho de duas quadras de tênis.

O principal objetivo deste trabalho, que começou em dezembro de 2025, é a prevenção de desastres. A área onde as conchas desses moluscos estão concentradas abriga um sistema de drenagem pluvial que canaliza a água da chuva para o rio. Se o acúmulo de conchas de ostras bloquear a drenagem da água da chuva, será difícil administrá-la durante chuvas fortes, aumentando o risco de inundações na área circundante.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

“Como a obra será realizada dentro do rio, é feita quando o nível da água está baixo. Esta é a época de seca, e a maré está mais baixa à noite, então decidimos realizar a obra neste período”, explicou o responsável.

acumulo de ostras em rio de chiba gera obra de remocao destaque 1

Obra de remoção das conchas feita manualmente, sempre à noite (Chiba TV)

Por causa do espaço, a remoção está sendo feita manualmente, com o uso de pás. 

Por que tantas ostras nesse local?

“Na verdade, as águas de Urayasu, do rio Edogawa e de Sanbanze são conhecidas como alguns dos melhores habitats para ostras e outros moluscos no Japão“, explicou o professor Yutaka Kameda do Instituto de Tecnologia de Chiba.

“Forma-se uma fronteira onde a água salgada e a água doce do rio se encontram. Os componentes turvos que servem de alimento para essa variedade de moluscos concentram-se ao redor dessa fronteira. Elas preferem essa área e se reúnem ali em grande quantidade, então acho que podemos afirmar com segurança que a água salobra (salinidade intermediária) é um habitat favorável para elas“, detalhou o professor.

Mas, essas ostras não são adequadas para consumo devido a problemas de qualidade da água.  

A obra continuará até meados de fevereiro e espera-se que aproximadamente 53 toneladas de conchas sejam removidas. As conchas serão descartadas no centro de coleta seletiva da cidade.

Fonte: Chiba TV


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo