Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

McDonald's e Starbucks abandonam canudos de papel devido à insatisfação de clientes

| Sociedade

Empresas de serviços de alimentação no Japão, incluindo McDonald’s e Starbucks, estão reavaliando e abandonando o uso de canudos de papel devido à insatisfação dos clientes.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
canudos 6 jan 2026 destaque

Empresas de alimentação reavaliam o uso de canudos de papel devido a reclamações sobre usabilidade (imagem ilustrativa/PM)

As empresas de serviços de alimentação estão reavaliando o uso de canudos de papel.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Embora a mudança de canudos de plástico para os de papel, por razões ambientais, tenha sido popular no início, começaram a surgir reclamações sobre os canudos de papel, como a sua usabilidade.

As empresas estão agora buscando uma alternativa que ainda seja ecologicamente correta, como um produto feito com materiais de origem vegetal.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Em novembro, a McDonald’s Company (Japan) parou de fornecer canudos de papel para bebidas frias e mudou para tampas sem canudo, que possuem um bico por onde as pessoas podem beber.

Essas tampas são feitas usando plástico reciclado de garrafas plásticas, reduzindo o uso de matérias-primas à base de petróleo.

Desafios da experiência do consumidor

A empresa começou a usar canudos de papel em 2022, mas recebeu reclamações de que os canudos “absorviam líquido” e que isso “alterava o sabor da bebida”.

“Nós nos concentramos em tornar a experiência de beber fácil”, disse um funcionário da empresa envolvido na introdução das novas tampas. “Também queríamos algo ecologicamente correto”.

A Starbucks Coffee Japan fará a mudança de canudos de papel, que eram fornecidos desde 2020, para canudos feitos de plástico à base de biomassa em janeiro de 2026.

A Mos Food Services que opera a rede de restaurantes de hambúrguer Mos Burger, tem fornecido canudos contendo 30% de plástico à base de biomassa e que são 1cm mais curtos desde 2020.

Após testar canudos de papel em algumas lojas, a Mos Food Services recebeu feedback negativo sobre a sua textura. A empresa decidiu não introduzir canudos de papel.

Casos de resíduos plásticos encontrados dentro de tartarugas marinhas e peixes começaram a ser mais relatados há cerca de 15 anos, desencadeando um movimento global para repensar o uso de produtos plásticos.

Legislação e mudanças de diretrizes

No Japão, uma lei que exige que lojas de conveniência e restaurantes formulem planos para reduzir produtos plásticos entrou em vigor em 2022.

Diante disso, os canudos de papel foram introduzidos como uma alternativa aos de plástico, pois os canudos de papel são considerados de decomposição mais rápida.

No entanto, os esforços para introduzir canudos de papel diminuíram. Por exemplo, em fevereiro de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva interrompendo a promoção de canudos de papel, chamando-a de “campanha irracional”.

“Embora seja importante considerar os impactos ambientais, como os canudos vão diretamente para a boca de uma pessoa, eles não devem causar desconforto“, disse Kitaro Yamamoto, professor associado da Kanazawa Seiryo University e especialista em letramento científico, acrescentando que os esforços corporativos são importantes.

Fonte: JN

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo