Mercado no Japão: bolsa em queda e câmbio na faixa dos 154 ienes o dólar
| Economia
O mercado japonês está apreensivo com a possível intervenção coordenada entre Estados Unidos e Japão. A súbita valorização do iene é preocupante.

Painel do mercado (NHK)
O mercado de câmbio deu sinais de mudança brusca quando, na capital australiana, na madrugada de segunda-feira (26) no Japão, a moeda japonesa foi negociada na faixa dos 154 ienes frente ao dólar americano. Isso criou uma expectativa de como seria o início da semana em Tóquio.
De acordo com a expectativa, após os alertas da semana passada sobre a desvalorização da moeda japonesa, ela reagiu positivamente de forma anormal, chegando à faixa de 153 ienes por dólar.
A instabilidade do mercado foi alimentada pela possibilidade de uma intervenção coordenada extremamente incomum entre o Japão e os Estados Unidos. A primeira-ministra, Sanae Takaichi, alertou os mercados financeiros de que seu governo está pronto para agir diante da desvalorização do iene e da alta dos rendimentos dos títulos. Os comentários deixaram os investidores em alerta máximo para qualquer movimento que possa deter a recente queda da moeda — possivelmente com a rara intervenção dos Estados Unidos.
Artigos relacionados
Mercado de ações em queda
O iene se fortaleceu em relação ao dólar no início do pregão de segunda-feira.
O mercado de ações abriu a semana com uma queda repentina de mais de 1,1 mil ienes, como reflexo da repentina valorização da moeda japonesa.
Durante a coletiva de imprensa do governador do Banco do Japão (BOJ), a taxa de câmbio chegou a ¥159 por dólar e, em seguida, moveu-se de forma atípica numa direção mais forte. A compra excessiva de ienes continuou até as primeiras horas da manhã de sábado, horário do Japão, elevando a moeda nipônica em cerca de 5 ienes.
Turbulência no mercado
“Supúnhamos que, se o Japão fosse intervir [seria apenas o Japão], então o fato de os Estados Unidos terem coordenado seus esforços para controlar a situação foi uma grande surpresa e pegou o mercado desprevenido”, disse um analista para a JNN.
Normalmente, são as autoridades japonesas que protegem o iene. No entanto, é extremamente incomum que os Estados Unidos intervenham no mercado cambial, mesmo ao ponto de vender sua própria moeda, o dólar. Uma intervenção coordenada de fato seria o primeiro evento desse tipo em 28 anos.
O impacto das oscilações de preços também foi significativo, causando turbulência no mercado.
Investidores cautelosos
“Isso é visto como uma medida para ganhar tempo. Mesmo que o governo intervenha para comprar ienes, isso não eliminará as preocupações fiscais do governo de Sanae Takaichi. É totalmente possível que o iene seja vendido devido a essas preocupações fiscais”, analisou o especialista.
Essa movimentação inesperada deixou os investidores cautelosos.
Fontes: JNN, Bloomberg, Investing Live e NHK







