
Foto meramente ilustrativa de um acidente de trânsito (PM)
O governo do Japão planeja finalizar as diretrizes básicas para a política externa, incluindo otimização do sistema, regulamentações fundiárias e gestão de imigração e residência, em janeiro deste ano. Isso gera um clima de expectativa entre os residentes estrangeiros.
Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Justiça do Japão (MOJ), até o fim de junho de 2025, o total de residentes estrangeiros chegou a 3.686.327 pessoas.
Embora a maioria dos residentes estrangeiros tenha boa conduta, há casos a serem resolvidos, como falta de pagamento de impostos e contribuições ao sistema de saúde, dívidas nos hospitais e a conversão da carteira de motorista.
Artigos relacionados
O sistema de conversão de carteira de motorista estrangeira, que permite aos estrangeiros a obtenção do documento japonês, sofreu mudanças a partir de outubro do ano passado.
Mais de 7 mil acidentes causados por estrangeiros
De acordo com informações do Gabinete, o número de acidentes de trânsito envolvendo motoristas estrangeiros em 2024 foi de 7.286, marcando o quinto ano consecutivo de aumento.
Segundo a Agência Nacional de Polícia (NPA), houve 258 casos no primeiro semestre de 2025, com 70% de motoristas originários da Coreia do Sul, Coreia do Norte, China, Vietnã, Brasil, Filipinas e outros países.
Anteriormente, os requisitos incluíam a apresentação de passaporte e certificado de residência temporária (o status de hotel era aceitável), bem como a resposta a 10 perguntas ilustradas (verdadeiro ou falso).
No entanto, a partir de outubro de 2025, passou a ser exigido um certificado de registro de residente. Por isso, residentes de curto prazo, como turistas, não são elegíveis para o teste.
Prova para conversão tem alta taxa de reprovação
Além disso, as questões ilustradas foram abolidas e o número de questões aumentou de 10 para 50, com necessidade de acerto em 45 ou mais questões para a aprovação da conversão.
Com a prova mais rigorosa, está havendo uma queda acentuada no número de candidatos aprovados.
De acordo com os centros de habilitação de motoristas da província de Mie, apenas três dos 87 residentes estrangeiros que fizeram o teste em outubro foram aprovados.
Na província de Shizuoka, a taxa de aprovação foi de 93,3% em 2024, mas em outubro de 2025 caiu para 37,8%.
Fonte: YTV







