Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Neve intensa por causa da JPCZ: primeiro pico na quinta-feira

| Tempo

Desde a noite de quarta-feira há locais com neve pesada, ao ponto de ter sido emitido alerta. Esse é o primeiro pico e a previsão é de outro.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
jpcz intensifica neve com interrupcoes no transito destaque

Cidade de Hirosaki (Aomori), às 16h30 de quarta-feira (NHK)

A massa de ar extremamente frio, com temperaturas abaixo de -42°C a altitudes de aproximadamente 5.500 metros, deslocou-se do Mar do Japão em direção ao norte do Japão, causando neve intensa.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

Isso resultou na formação ativa de nuvens de neve associadas à Zona de Convergência de Massas de Ar Polar do Mar do Japão (JPCZ), formada pela colisão de ventos de norte e oeste sobre o Mar do Japão e linhas de cisalhamento (limites onde o fluxo de vento muda) ao longo da costa de Hokuriku, causando queda pesada de neve, em curto espaço de tempo, em toda a região.

Por conta disso, na quarta-feira (21) foram emitidos alertas de neve pesada em diversas cidades de muitas províncias do Japão, como Gifu, Nagano, Shiga, Tottori, Shimane, Hokkaido e as das regiões Hokuriku e Tohoku. 

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Ishikawa: “notável forte nevasca”

No entanto, especificamente para Ishikawa, a informação foi de “notável forte nevasca”, emitida após as 22h de quarta-feira. Nessa ocasião, a previsão foi de que o acúmulo chegasse a 20 centímetros entre 22h e 4h de quinta-feira (22). Mas, antes, na cidade de Kanazawa, foram observados 15 cm de neve nas três horas entre 17h e 20h.

Trechos das vias expressas Hokuriku, Joshin’etsu e Kan’etsu estão fechados, e a JR suspendeu ou cancelou alguns serviços de linhas convencionais.

Segundo pico 

A forte pressão atmosférica de inverno deverá persistir até aproximadamente domingo (25), sendo que o primeiro pico de neve intensa está previsto para quinta-feira e o segundo por volta do fim de semana. 

Devido à influência da JPCZ, que produz uma faixa de nuvens de neve, a acumulação deverá aumentar rapidamente num curto período de tempo, principalmente nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, de Niigata até Shimane.  

Evite sair sem necessidade

Conforme aviso divulgado antecipadamente pela NEXCO, há muitos trechos das vias expressas interrompidos.

As recomendações aos motoristas são: não sair se não tiver necessidade, se precisar trafegar deve usar pneus de neve no veículo e se informar antes da viagem no site da JARTIC.

jpcz intensifica neve com interrupcoes no transito destaque 1

Faixa da neve às 9h de quinta-feira: do amarelo ao vermelho, acúmulo de mais de 50 cm (NHK)

Fontes: NHK e WeatherNews

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo