Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Okinawa registra recorde de incidentes em atividades náuticas em 2025

| Sociedade

A temporada de praias extensa contribui para o aumento de acidentes na província de Okinawa, que registrou um novo recorde, principalmente entre turistas.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
Okinawa

Foto ilustrativa de salva-vidas (PM)

Dados preliminares indicam que 111 pessoas se envolveram em acidentes e incidentes enquanto praticavam atividades de lazer náutico na província de Okinawa em 2025.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Esse número iguala o recorde anterior de 2016 desde que as estatísticas começaram a ser compiladas em 2001, segundo o 11º Comando Regional da Guarda Costeira. 

Desses acidentes, 78 eram turistas, representando 70% do total. Acredita-se que o aumento no número de acidentes se deva ao fim da pandemia da covid-19 e ao crescimento do turismo.  

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Dos 111 acidentes nas praias de Okinawa, 39 ocorreram durante a prática de snorkeling, representando mais de 30% do total, seguidos por 21 durante mergulho e 17 durante natação.

Desde 2022, o número de vítimas de incidentes no mar, residentes na província, vem se mantendo estável. No ano passado foi de 33 pessoas, na média dos 30.

Das 29 mortes e desaparecimentos em 2025, 20 eram turistas do Japão.

Medidas da Guarda Costeira de Okinawa

Em resposta ao aumento de acidentes em embarcações de lazer, o 11º Comando Regional da Guarda Costeira realizará uma reunião para definição de medidas preventivas no final deste mês.

Um responsável afirmou: “Desde o ano passado, temos trabalhado intensamente na elaboração de folhetos informativos direcionados a estrangeiros. Gostaríamos de continuar a focar em medidas voltadas especialmente para turistas”.

Snorkeling: por que acidentes são mais numerosos do que de mergulho

okinawa turismo em alta eleva acidentes aquaticos destaque 1

Foto ilustrativa de snorkeling (PM)

Acidentes de snorkeling são mais frequentes porque envolvem mais pessoas sem treinamento, que subestimam os riscos de correntes, ondas e fadiga, e a respiração pelo tubo (snorkel) pode causar pânico e aspiração de água se uma onda o inundar, levando à insuficiência ventilatória ou até ao edema pulmonar.

Isso é algo que o mergulho com cilindro (scuba) minimiza com equipamento e treinamento, apesar de ter riscos próprios como embolia gasosa. 

O snorkeling parece mais simples, mas a falta de familiaridade com as condições do mar e o funcionamento do equipamento (especialmente o snorkel) em situações adversas, combinada com a tendência a subestimar os perigos da superfície, gera mais acidentes em comparação com o mergulho autônomo.

Apesar dos riscos sob pressão, o mergulhador tem mais controle porque recebe mais treinamento.    

Fonte: Okinawa Times

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo