
Imagem ilustrativa (PM)
A ONU prevê que o crescimento econômico global desacelere de 2,8% em 2025 para 2,7% neste ano, segundo seu relatório “Situação e Perspectivas da Economia Mundial 2026”, o Wesp 2026.
O relatório enfatiza que a economia mundial enfrenta o risco de um período prolongado de crescimento mais lento em comparação com a era pré-pandemia.
Apesar de alguma resiliência recente, o crescimento atual continua insuficiente para gerar ganhos de desenvolvimento amplos, deixando muitos países, comunidades e agregados familiares para trás, explica o relatório da ONU.
Artigos relacionados
Riscos geopolíticos, incerteza política persistente e constrangimentos fiscais continuam a pesar sobre o panorama econômico global.
Embora a ONU projete uma desaceleração em relação ao ano anterior, prevê um aumento para 2,9% até 2027.
Japão: taxa de crescimento diminui
Em relação às medidas tarifárias dos Estados Unidos, observou que, embora tenham gerado novos atritos comerciais, a interrupção do comércio internacional será limitada.
Analisando as taxas de crescimento por país e região em 2026, espera-se que a taxa dos Estados Unidos seja de 2,0%, enquanto a do Japão deverá diminuir para 0,9%, abaixo de 1,2% em 2025.
A UE (União Europeia) deverá desacelerar para 1,3%, mas apresentar um ligeiro aumento em 2027.
De acordo com as análises da ONU, o crescimento da China deverá desacelerar, mas sua taxa de crescimento permanece alta em comparação com outros países.
ONU aponta IA e os riscos econômicos
No entanto, o relatório da ONU também menciona os riscos econômicos associados à IA (inteligência artificial).
“Os riscos estão aumentando à medida que as avaliações de empresas e ações disparam devido às expectativas de altos lucros futuros”, aponta o relatório.
“Embora o rápido investimento em IA demonstre um enorme potencial, também levanta preocupações de que uma bolha financeira esteja se formando como reação”, analisa o relatório.
Fontes: ONU e FNN







