Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Pesquisa revela que 60% das pessoas no Japão desconhecem descarte correto de baterias portáteis

| Sociedade

Uma pesquisa revelou que quase 60% dos japoneses não sabem como descartar corretamente as baterias móveis. Paralelamente, o número de incêndios envolvendo esses dispositivos tem aumentado no país.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
baterias 7 jan 2026 destaque

Descarte incorreto de baterias: ignorância atinge 60% no Japão (imagem ilustrativa/PM)

Uma pesquisa revelou que quase 60% das pessoas no Japão não sabem como descartar corretamente as baterias portáteis (ou baterias móveis), enquanto os incêndios envolvendo esses dispositivos estão em ascensão.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Especialistas estão pedindo ao público que não jogue esses dispositivos no lixo comum, pois algumas baterias descartadas têm causado incêndios em veículos de coleta de resíduos.

A empresa de pesquisa de mercado Cross Marketing Group conduziu a pesquisa online no final de outubro, recebendo respostas de 1,1 mil pessoas, entre 20 e 69 anos, em todo o país.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Quando questionados sobre a maneira correta de descartar as baterias, 58% dos entrevistados disseram que não sabiam. A proporção de entrevistados que tinham uma ideia vaga foi de 30,2%, enquanto aqueles que se sentiam seguros de que sabiam representavam apenas 11,8%.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles se preocupavam com a segurança do produto, permitindo múltiplas respostas.

A maior parte dos entrevistados, ou 36,4% , disse que não se importava muito. Enquanto isso, 23,1% disseram que pensavam em segurança, embora isso não afetasse a maneira como usavam os produtos ou quais produtos escolhiam.

Aqueles que selecionam um produto de um fabricante confiável representaram 19,8%.

Dificuldades na coleta e a natureza do produto

Em relação às formas adequadas de descarte de baterias portáteis, 27,9% disseram ter ouvido que deveriam levar os produtos a lugares designados pelos governos locais. Colocar as baterias em caixas de coleta em lojas de eletrônicos foi a opção escolhida por 26,4%.

Entretanto, 40,9% disseram que não tinham ouvido falar de nenhuma das opções listadas na pesquisa. Essa foi a resposta mais frequente.

A maioria das baterias portáteis são baterias de íon-lítio, que são pequenas e leves e podem ser carregadas muitas vezes. As formas designadas de descarte delas diferem de um município para outro.

Em algumas áreas, os moradores precisam verificar os locais das caixas de coleta. Alguns municípios exigem que os moradores entreguem as baterias em seus escritórios se as baterias estiverem deformadas ou inchadas.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, 8.543 incidentes de incêndio envolvendo baterias portáteis descartadas como lixo ocorreram em caminhões de coleta de resíduos ou em outros locais no ano fiscal de 2023.

Em resposta a tais incidentes, o Ministério da Indústria decidiu tornar a coleta e a reciclagem de baterias portáteis obrigatórias para os fabricantes. A regra será aplicada a partir de abril.

“O princípio básico é descartar (baterias móveis) de acordo com as regras de separação de lixo dos governos locais e consultar os funcionários se as baterias estiverem inchadas”, disse Atsushi Terazono, pesquisador principal sênior do Instituto Nacional de Estudos Ambientais.

“Os fabricantes devem tomar a iniciativa na coleta e reciclagem das baterias”, acrescentou Terazono.

Fonte: JT

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo