
Preço médio da gasolina comum no Japão cai pela oitava semana seguida (ilustrativa/banco de imagens)
O preço médio de varejo da gasolina comum no Japão, na segunda-feira (5), caiu 2,3 ienes em relação à semana anterior, para 155,7 ienes por litro, uma queda pela oitava semana consecutiva, informou o Ministério da Indústria na quarta-feira (7).
Graças aos maiores subsídios governamentais concedidos aos atacadistas de petróleo antes da abolição da sobretaxa provisória do imposto sobre a gasolina no dia 31 de dezembro, e à queda nos preços do petróleo bruto, o preço médio atingiu seu nível mais baixo em quatro anos e sete meses.
Estabilidade no mercado
Apesar de um mal-entendido entre alguns consumidores de que os preços nas bombas cairiam no próprio dia da abolição da sobretaxa, “não houve grande confusão naquele dia”, como pessoas correndo para os postos de gasolina, disse uma fonte da indústria.
Artigos relacionados
O preço médio caiu em 46 das 47 províncias do Japão, atingindo 147,7 ienes em Aichi, o mais baixo, e 167,9 ienes em Kagoshima, o mais alto. Em Kochi, o preço se manteve estável.
Previsão para os próximos dias
O Centro de Informações sobre Petróleo do Instituto de Economia de Energia do Japão previu que os preços de varejo da gasolina se manterão estáveis na próxima semana.
Fonte: Adn







