Preços de batata e cebola devem subir mais de 30% no próximo mês
| Economia
O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão anunciou que os preços de batata e cebola devem subir mais de 30% em fevereiro, impactados pelo calor intenso do verão.

Imagem: NHK
O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão divulgou a previsão de preços para os principais vegetais no próximo mês. A expectativa é de que a batata e a cebola fiquem mais de 30% mais caras do que a média anual.
A elevação nos preços é atribuída principalmente ao impacto do calor intenso do verão nas principais regiões produtoras, como Hokkaido, o que resultou em uma quantidade de remessas abaixo do normal.
A previsão do Ministério abrange 15 itens de vegetais que são comercializados no Mercado Atacadista Central de Tóquio. Para a batata e a cebola, a expectativa é que os preços permaneçam mais de 30% acima da média dos últimos cinco anos ao longo de todo o mês.
Artigos relacionados
Além disso, o inhame e a cenoura também devem apresentar um aumento nos preços, variando entre 10% e 30% mais caros. Esse acréscimo é resultado das baixas temperaturas e das chuvas prolongadas que afetaram algumas regiões produtoras.
Em contraste, o rabanete e o repolho devem ficar mais de 10% mais baratos na primeira metade do próximo mês, mas a expectativa é que seus preços se estabilizem na segunda quinzena, retornando à média anual.
Outros vegetais, como a acelga chinesa, o espinafre, a cebolinha e o alface, deverão manter seus preços em níveis normais ao longo de todo o mês.
Fonte: NHK







