Primeiras cerejeiras do Japão: festivais em Okinawa
| Sakura
Em pleno inverno no Japão, Okinawa já está em clima primaveril e iniciou o primeiro festival das cerejeiras.

Variedade Hikanzakura (NHK)
O primeiro lugar do Japão a comemorar a florada das cerejeiras é a província de Okinawa. Por lá, começou no sábado (17) um dos festivais mais famosos da província, sob a variedade chamada “Hikanzakura”, em Yaedake, na cidade de Motobu.
Existem duas diferenças entre o hanami do arquipélago principal e o de Okinawa. A primeira é que a variedade mais popular – Someiyoshino – é substituída por outras, de cor rosa mais acentuado.
A segunda é que ninguém estende um tapete sob as árvores para fazer piquenique. Por lá, as pessoas caminham entre as cerejeiras floridas e apreciam a paisagem.
Artigos relacionados
Cerejeiras de Yaedake
Yaedake fica a uma altitude de aproximadamente 450 metros, com uma vista maravilhosa, entre as cerca de 7 mil árvores Hikanzakura, em um caminho de 4 quilômetros, da base ao topo do monte.
Com o clima primaveril na ilha principal, famílias locais e turistas desfrutaram da contemplação das belas cerejeiras floridas.

Parque de Yaedake em Motobu (NHK)
Ainda que apenas cerca de 10 a 20% das árvores estejam floridas no geral, algumas árvores em áreas ensolaradas estão quase em plena floração, e o período de maior beleza das flores é esperado para o final deste mês.
O festival de Motobu seguirá até 1º de fevereiro.
JTA e JAL transportam turistas para ver sakura
Em uma cerimônia especial, a Japan Transocean Air (JTA) e a Japan Airlines (JAL) entregaram flores de Ryukyu Kanhizakura, provenientes de Motobu, Nago e Nakijin, para os aeroportos de todo o país.
“Esperamos que as pessoas redescubram o encanto do inverno ameno de Okinawa e contribuam para o desenvolvimento do turismo na ilha”, disse um dos gerentes.
Na sequência do Festival de Motobu, acontecerão o Festival das Cerejeiras de Yaese, depois o de Nago e de Nakijingusuku.
Fontes: NHK e Ryukyu Shimpo







