Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Professora japonesa morre por acidente com helicóptero da base americana

| Acidentes

Quase 9 meses após o acidente, foi divulgado o relatório sobre como o helicóptero da base americana tirou a vida de uma professora japonesa.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
Imagem gerada automaticamente

Base aérea de Kadena (Ryukyu Shimpo)

Foi divulgado no domingo (25) que uma professora primária japonesa morreu em um acidente durante uma demonstração com um helicóptero HH-60 na Base Aérea de Kadena, cidade homônima (Okinawa), em 22 de abril do ano passado. 

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

A informação consta em um relatório de investigação da Força Aérea do Pacífico (PACAF), divulgado pela Força Aérea dos EUA no domingo. Segundo o jornal Stars and Stripes, a professora japonesa tinha idade na faixa dos 60 anos.

De acordo com o relatório da Força Aérea dos EUA, o acidente ocorreu por volta das 9h30 de 22 de abril. Durante um voo de demonstração realizado como parte do “Mês das Crianças Militares”, em abril, um helicóptero pertencente ao 33º Esquadrão de Resgate da Base Aérea de Kadena se aproximava de um prédio escolar na base.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Como aconteceu o acidente com a professora

A mulher que assistia ao voo de demonstração com seus filhos foi derrubada por ventos gerados pelas hélices, com velocidade média de aproximadamente 46 km/h e máxima de aproximadamente 64 km/h.

O guarda-chuva que ela carregava no braço esquerdo foi aberto pelo fluxo de ar das hélices, fazendo com que a rajada de vento a atingisse em cheio e a jogasse no chão. Duas crianças próximas também foram derrubadas pelo vento.

A professora foi levada às pressas para o Hospital Naval, mas sofreu ferimentos graves, incluindo uma fratura no crânio e um hematoma subdural agudo, e morreu em decorrência do traumatismo craniano, 5 dias depois, em 27 de abril.

De acordo com o relatório, no momento do acidente, a distância entre o helicóptero e a professora vítima era de aproximadamente 25 metros, muito abaixo dos aproximadamente 182 metros (600 pés) considerados para o voo de demonstração e da distância apropriada de aproximadamente 152 metros (500 pés) especificada nas instruções da Força Aérea.

Problema de segurança

A Força Aérea declarou que a principal causa do acidente foi um “desvio da distância de segurança”, fazendo com que o helicóptero voasse muito perto da mulher, e citou “planejamento de missão deficiente” e “supervisão insuficiente”.

Voos de demonstração semelhantes teriam sido realizados na Base Aérea de Kadena nos dias 22 e 23 de março, aproximadamente um mês antes do acidente.

Fonte: Ryukyu Shimpo

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo