Segundo lançamento de mísseis da Coreia do Norte em 2026
| Ásia
Dois mísseis foram lançados na tarde de terça-feira, perto da capital norte-coreana.

Foto ilustrativa (PM)
Segundo o Ministério da Defesa do Japão (MOD), a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos na tarde de terça-feira (27), e acredita-se que ambos tenham caído fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão.
Os lançamentos foram confirmados pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. Informou ter detectado os lançamentos em uma área ao norte de Pyongyang por volta das 15h50, acrescentando que os mísseis percorreram cerca de 350 quilômetros. Autoridades sul-coreanas, japonesas e americanas estão analisando os detalhes exatos do lançamento.
De acordo com o MOD, os lançamentos ocorreram por volta das 15h54 e 16h02.
Artigos relacionados
O primeiro míssil percorreu aproximadamente 350 km e atingiu uma altitude máxima de cerca de 80 km. O segundo míssil percorreu aproximadamente 340 km e atingiu uma altitude máxima de cerca de 70 km.
Até o momento, não foram confirmados danos a aeronaves ou navios.
Segundo lançamento de mísseis
Os lançamentos ocorreram em um momento em que a Coreia do Norte deve realizar, no início do próximo mês, o primeiro congresso de seu partido governante em cinco anos, evento no qual o país deverá delinear importantes diretrizes políticas em defesa, diplomacia e economia.
Pyongyang lançou mísseis balísticos em direção ao Mar do Leste pela última vez em 4 de janeiro, enquanto o presidente sul-coreano Lee se preparava para partir para Pequim para uma cúpula com o presidente chinês Xi Jinping. Posteriormente, o Norte afirmou que o lançamento envolvia um teste de mísseis hipersônicos, com a presença do líder Kim Jong-un.
O Gabinete Presidencial de Segurança Nacional da Coreia do Sul condenou, na terça-feira, o mais recente lançamento de mísseis balísticos da Coreia do Norte como uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e instou Pyongyang a cessar imediatamente as provocações.
Fontes: NHK, Sankei, JNN e Yonhap News Agency







